RoboCup tem início em João Pessoa; competições começam segunda-feira

19/07/2014 - 06:01h

Na liga standard, robôs padronizados e autônomos disputam uma partida de futebol (Foto: Francisco França/G1)
Na liga standard, times com cinco robôs
padronizados e autônomos disputam uma partida
de futebol  (Foto: Francisco França/G1)

Começa neste sábado (19) a RoboCup 2014, a copa do mundo da robótica inteligente, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa. Nesses dois primeiros dias de evento, os participantes vão se credenciar e fazer um aquecimento, ou seja, preparar os robôs para as competições. Nesse período, o público não poderá visitar o evento.

No domingo (19) será realizada uma cerimônia de abertura simples para os competidores, com a apresentação de uma quadrilha junina paraibana, discurso de autoridades e a apresentação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordestino.

Apenas a partir da segunda-feira (21) a RoboCup será aberta ao público. As competições das categorias futebol, resgate, tarefas domésticas, trabalho e RoboCupJunior começam às 9h em arenas distribuídas pelo Centro de Convenções. Até a quarta-feira (23) as competições principais terminam às 20h e as junior, às 19h. A tabela de disputas só será divulgada depois que os competidores fizerem credenciamento para confirmar a participação no evento.

As finais de todas as categorias acontecem na quinta-feira (24), sendo as principais das 9h às 17h e as junior, das 9h às 15h. Os vencedores vão ganhar troféus e a equipe campeã da categoria humanoide AdultSize (tamanho adulto) ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal e desenhada especialmente para a RoboCup.

Considerada a copa do mundo da robótica inteligente, o evento foi criado em 1997 no Japão com o objetivo de construir um time de robôs que pudesse ganhar uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo da Fifa. A previsão é de que o objetivo seja alcançado em 2050.

Na principal categoria da Robocup, robôs totalmente independentes e livres de controles remotos disputarão um campeonato de futebol, em times representados por Universidades selecionadas de 45 países. Os robôs devem obedecer às mesmas regras de um jogo de futebol convencional, com dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral. Os jogos serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô. A competição de futebol é dividida em cinco categorias principais, além de subcategorias.

Já se inscreveram aproximadamente 400 times com 4 mil participantes de 45 países. Segundo a coordenadora geral da RoboCup 2014, Esther Colombini, são esperados cerca de 60 mil visitantes, além dos competidores.

Na sexta-feira (25), ainda acontece o Simpósio Internacional da RoboCup para pesquisadores, professores, estudantes e interessados na área. A programação consiste em duas palestras com pesquisadores convidados de renome internacional, apresentações de artigos e um workshop de Educação em Robótica. O simpósio exige inscrição paga tanto para estudantes quanto para Professores e pesquisadores.