Site ajuda estudantes da Unicamp a achar 'deusas da limpeza' em Limeira

25/01/2015 - 05:01h

Encontrar uma diarista para dar conta da faxina da casa sempre foi tarefa difícil para os estudantes do campus de Limeira (SP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas um site criado por alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas da universidade está mudando essa realidade. A página eletrônica cadastrou 12 "deusas da limpeza" e disponibilizou o contato e o perfil delas para os internautas. A iniciativa facilitou a vida dos Universitários e das prestadoras d serviço e funciona gratuitamente.

Reinaldo Amaral criou site que agencia diaristas em Limeira (Foto: Jefferson Barbosa/EPTV)
Reinaldo Amaral criou site que agencia diaristas
em Limeira (Foto: Jefferson Barbosa/EPTV)

De acordo com o estudante Reinaldo Amaral, cerca de 2 mil alunos já se cadastraram no site do projeto Vou Varrendo desde sua criação, em novembro do ano passado. A página foi colocada no ar a partir de um trabalho para disciplina de empreendedorismo.

Para chegar às 12 diaristas atualmente cadastradas, o estudante entrevistou 60 profissionais para identificar o perfil que combinava com a ideia do projeto.

As 12 "deusas da limpeza" são indicadas no site com uma foto, e um texto sobre seu perfil. Além disso, os "superpoderes" delas também são indicados com ícones que apontam que tipo de serviço executam, como faxina leve, pesada, lavar roupas e louça, passar roupa do dia a dia e social. Além disso, o site informa que dias da semana elas estão disponíveis e os telefones.

Lilian da Silva é uma das "deusas". Ela diz que a iniciativa fez o movimento aumentar 70%, tanto em número de clientes como no rendimento. Ela já fazia faxina para estudantes antes, mas a demanda recente surpreendeu. Além disso, o relacionamento com os clientes também melhorou com o site, já que ela tem um feedback do trabalho realizado e pode evitar erros cometidos nas próximas faxinas.

Já para a estudante Marina Fontana, que utiliza o site desde sua criação, a dificuldade em encontrar uma diarista acabou. "Geralmente, as faxineiras indicadas por amigos já tinham a semana cheia de compromissos. Agora é mais fácil", contou. A jovem destacou também a qualidade das profissionais e a confiança que a contratação por meio do site proporciona, já que deixa a chave com a diarista e vai à faculdade sem medo.

Diarista do site Vou Varrendo de Limeira (Foto: Reprodução/EPTV)
Diarista Lilian diz que procura aumentou 70% após site (Foto: Reprodução/EPTV