UCPel é finalista do prêmio Intercom de Ciências da Comunicação

14/04/2014 - 08:37h

A egressa do curso de Comunicação Social e atual mestranda em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Letícia Schinestsck, é finalista do Prêmio Vera Giangrande. A premiação ocorrerá no 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que ocorrerá de 02 a 05 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná.

Os indicados ao prêmio Vera Giangrande são as melhores pesquisas apresentadas no Intercom em nível de graduação. A aluna inscreveu seu trabalho no Intercom Nacional e ganhou em sua categoria, no Grupo de Pesquisa (GP) de Comunicação Audiovisual. Orientada pela professora Raquel Recuero, Letícia conta que o reconhecimento foi uma grande surpresa.

A estudante apresentou seu trabalho sobre a violência simbólica contra as pessoas com excesso de peso, propagada no Facebook. Em seu estudo, ela analisou a forma de discurso empregada em três postagens distintas de três fanpages da rede social. De acordo com seu estudo, há uma violência velada na construção de memes, que utilizam o humor para disseminar o estigma do corpo e a legitimação do mesmo.

Letícia conta que sempre gostou da temática da internet e que desde o quarto semestre se inseriu em projetos de pesquisa através de bolsas de iniciação científica. Seu primeiro trabalho foi sobre a violência no Orkut e, posteriormente, a violência no Facebook, o que deu origem à sua pesquisa de conclusão de curso - trabalho que foi indicado ao prêmio. Veterana em participar de Congressos, Letícia já viajou apresentando suas pesquisas para Manaus, Fortaleza e Santa Cruz. E ganhou outros prêmios, com o projeto Monitor das Eleições, no Expocom e também no concurso Caça-Talentos, promovido pela UCPel.

Para os alunos interessados em pesquisa, Letícia sugere que participem das oportunidades de projetos e participação em congressos. “A graduação é o momento e a Universidade conta com excelentes professores, que dão muito valor à pesquisa".

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: UCpel