UCPel Fashion Day apresenta as tendências para o Verão 2014

14/11/2013 - 07:14h

Dedicar um dia inteiro à moda. Com esse espírito foi realizado, nesta quarta-feira (13), o Fashion Day – evento criado pelo curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Por meio desta iniciativa, desde 2007, acadêmicas da Instituição têm a oportunidade de vivenciar o mercado. Palestras, comercialização de peças produzidas pelas próprias alunas e um desfile apresentando coleções especiais de quem já passou ou está passando pelo processo de formação proporcionado pela UCPel marcaram a data.

Em sua quinta edição, o UCPel Fashion Day 2013 teve início, logo pela manhã, com a realização de duas palestras. Além de ouvir a acadêmica do sexto semestre do curso de Design de Modas, Miqueline Silveira, que falou sobre Start Up de Moda e Moda 2.0, os participantes puderam acompanhar discussões sobre Vitrinismo e Vestuário Vintage, propostas pela vitrinista Michelle Russell Le.

Moda na Rua

No início da tarde, quem circulou pela Praça Coronel Pedro Osório percebeu que estavam ocorrendo duas atividades paralelas. Com objetivos complementares, o Moda na Rua e o Mercado das Pulgas proporcionaram a comercialização e a troca de roupas e acessórios femininos. Já conhecido em Pelotas, o Mercado das Pulgas é uma iniciativa da estudante Arantxa von Appen, que está no primeiro semestre do curso de Design de Modas da UCPel.

Ela conta que a ideia inicial era promover uma troca de roupas entre amigas, mas, como as numerações eram muito diferentes, elas resolveram abrir um grupo no Facebook e agregar possíveis interessadas. “Na primeira edição, que ocorreu em 2012, a participação foi muito boa e começamos a realizar a atividade junto a outras ações culturais”, relembra Arantxa.

Foi assim que o espaço de trocas passou a compor a programação do Fashion Day. “Como o Moda na Rua é uma oportunidade de o aluno apresentar suas coleções ao público, entendemos que ele pode agregar as duas opções: a comercialização e a troca de peças de vestuário”, explica a professora responsável pela realização do evento, Aline Machado.

Desfile

Para fechar com grande estilo o UCPel Fashion Day, nove modelos, cedidas pela Agência André Guerra, pisaram na passarela montada no Espaço Multiuso do Campus II, destacando as tendências do Verão 2014. Dividido em três blocos, o desfile teve início com a apresentação de seis minicoleções criadas por estudantes do curso de Design de Moda: Anjos e Demônios, Minimalismo, Ciganas Urbanas, Bandeiras de Volpi, The King of Horror e Flores no Asfalto.

Esta última, produzida por Lailla Moura e Caterine Ribeiro - acadêmicas do segundo semestre do curso de Design de Moda ,- trouxe à passarela cinco vestidos da moda urbana, com inspiração em elementos da natureza. “São vestidos que podem ser usados no dia a dia, cujas estampas mesclam cores escuras, xadrez e tecidos com flores”, ressalta Lailla.

Em um Estágio um pouco mais avançado, o segundo bloco do desfile contou com a participação de alunas que já possuem marca de biquínis, camisas e jeans. "Como as atividades são abertas ao público, além de divulgar os trabalhos de quem já possui uma marca, esta é uma grande oportunidade de mostrar o resultado da produção acadêmica para a comunidade em geral", destaca a estudante organizadora do evento, Paola Colvara Fernandez.

O fechamento do UCPel Fashion Day contou com a presença da egressa Alana Amaral. Ela apresentou dez looks da sua marca - Ideia de Elefante. A coleção da ex-aluna da UCPel foi a única que trouxe para a passarela um look masculino.

*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook

Fonte: UCPel