UCPel inscreve para Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente

14/01/2014 - 07:05h

Profissionais já inseridos ou que queiram ingressar no serviço de saúde e pretendem ampliar conhecimentos em 2014 têm um mestrado com proposta diferenciada para candidatar-se. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está inscrevendo para o Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. O curso, que teve sua primeira turma em 2013, terá seis novas vagas.

De caráter eminentemente prático, o Mestrado Profissional se insere dentro da atenção à saúde. Tanto as disciplinas quanto o projeto de pesquisa são voltados ao trabalho de cada aluno no serviço de saúde, destaca o coordenador, Professor Fernando Barros. Ao mesmo tempo, àqueles que são recém-formados ou ainda não atuam na área, o curso oferece a possibilidade de desenvolver seus projetos nos serviços de saúde da própria UCPel.

A intenção é promover a capacitação de profissionais no intuito de identificar, compreender e intervir no processo de saúde-doença, com ênfase nas etapas do ciclo vital e saúde mental. Formar Mestres com competências e habilidades para identificar e propor estratégias de intervenção nos distintos níveis.

Suas linhas de pesquisa são Saúde Gestacional e PuerpérioDesenvolvimento Infantil;Estratégias Preventivas em Saúde do Ciclo VitalEstratégias Preventivas em Saúde Mental e Avaliação Psicodiagnóstica e Intervenções Breves em Saúde Mental.

Retorno à comunidade

Um dos diferenciais do Mestrado Profissional é o retorno rápido das pesquisas e estudos à comunidade. Durante o curso, o aluno irá apropriar-se de métodos de pesquisa na condução de investigações na área, com enfoque em saúde coletiva e estará subsidiado para identificar temas relevantes e delineamento de pesquisas, além de coletar e analisar dados.

Segundo o coordenador, a proposta oportuniza intervenções nas problemáticas com as quais estes profissionais se deparam no dia a dia. "O aluno poderá aproveitar as informações que os próprios serviços trazem e vai aprender a utilizar isso em avaliações e melhorias, o que reflete na saúde da comunidade", pontua.

Facilidade

As disciplinas do Mestrado podem ser realizadas em 12 meses (com aulas duas vezes por semana), ficando os 12 meses seguintes exclusivamente para a elaboração da dissertação. Outra possibilidade, pensada para facilitar o dia a dia das pessoas que trabalham, é cursar as disciplinas em 24 meses (com aulas apenas uma vez por semana, acumulando a dissertação).

Destaque

O curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em seu lançamento já com nota 4, conceito considerado muito bom.

Os critérios para seleção no Mestrado incluem compreensão de textos em inglês e redação de respostas em português de textos da área de saúde, interpretação de tabelas e/ou gráficos, análise do currículo Lattes e Entrevista.

Inscrições

As inscrições vão até o dia 14 de fevereiro e podem ser feitas pelo sitewww.ucpel.tche.br/mestradoedoutorado. No mesmo endereço estão disponíveis os editais com mais detalhes sobre o processo de seleção e a natureza do curso.

Fonte: UcPel