UCPel Mais Saudável oferece opção de tratamento homeopático

21/11/2013 - 10:10h

Em fase de ampliação de sua proposta original, o UCPel Mais Saudável já obteve uma série de conquistas em prol da saúde de alunos, Professores e funcionários da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A proibição do consumo de substâncias fumígenas em todos os ambientes da Instituição - inclusive em áreas abertas – foi apenas o primeiro passo visando a promoção do bem estar de toda a comunidade acadêmica. Dentre as ações do Programa, encontra-se o engajamento à campanha Democracia na Saúde Já!, que visa à aplicabilidade da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), publicada na forma da Portaria Ministerial 971, de 03 de maio de 2006.

Ao abordar o tema, o médico homeopata e coordenador do UCPel Mais Saudável, Roni Quevedo, chama a atenção para a coleta de assinaturas sob sua responsabilidade, cujo objetivo é a inclusão do tratamento homeopático nos serviços públicos de saúde. “O UCPel Mais Saudável não poderia deixar de ser parceiro dessa iniciativa, pois estamos preocupados em viabilizar o direito de escolha de cada cidadão no que tange ao cuidado com a sua saúde”, explica.

De acordo com o médico homeopata, o município que coletar um percentual entre 4% e 5% de assinaturas já pode ser oficializado pela Portaria 971. Quem conhece o UCPel Mais Saudável certamente já ouviu falar sobre o tratamento homeopático ofertado aos dependentes de cigarro. O caráter democrático viabilizado pelo Programa possibilita que, ao acessá-lo, o paciente tenha o direito de escolher como pretende lidar com a questão, podendo optar pelo uso da homeopatia ou da alopatia durante a realização do processo terapêutico.

Disciplina de Homeopatia

A grade curricular do curso de Farmácia conta com uma disciplina específica destinada à homeopatia, que é ministrada no sexto semestre. "Os alunos têm contato com a filosofia, a teoria e o modo de preparo dos medicamentos", ressalta o Professor responsável, Renato Vianna.

Situado no Campus II da UCPel, o Laboratório de Farmacotécnica, Homeopatia, Cosmetologia e Técnologia Farmacêutica é um espaço de aprendizagem que possibilita aos futuros profissionais da área o contato com as técnicas direcionadas ao tratamento homeopático.

Dia Nacional da Homeopatia

Derivadas de substâncias naturais, as soluções homeopáticas são conhecidas por serem formuladas de acordo com as características particulares de cada paciente. Essa é uma boa data para refletir sobre o tratamento alternativo, já que o 21 de novembro é considerado o Dia Nacional da Homeopatia.

*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook

Fonte: Universidade Católica de Pelotas (UCPel)