UCPel oferece tratamento gratuito para TOC e depressão

08/04/2014 - 11:53h

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) prossegue oferecendo tratamento gratuito para pessoas que tenham sintomas de depressão ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O atendimento integra as investigações científicas propostas pelo Programa e são voltadas a pessoas entre 18 e 60 anos, que não apresentem abuso de drogas. Para a depressão, ainda há mais um requisito: que não estejam em tratamento medicamentoso.

Ao procurar o serviço, o interessado passará por uma avaliação, a fim de verificar se de fato apresenta depressão ou TOC. Caso o diagnóstico venha a ser confirmado, a pessoa será encaminhada para acompanhamento psicológico. Caso a pessoa não se enquadre nos critérios das pesquisas e necessite de atendimento psicológico, será feito encaminhamento para a rede de atenção à saúde mental.

Os interessados em realizar avaliação psicológica e possível tratamento gratuito no Ambulatório de Pesquisa e Extensão do PPGSC devem entrar em contato através dos telefones (53) 8113-3404, (53) 8402-3356, (53)9138-5835 ou (53) 2128-8404.

Como o TOC se manifesta?

O TOC é caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e inadequados, causando grande ansiedade ou sofrimento) e/ou compulsões (comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa sente necessidade de fazer para prevenir ou reduzir o sofrimento causado pelas obsessões). Essas obsessões e compulsões consomem tempo, normalmente mais de uma hora por dia, causando sofrimento ou prejuízo na vida das pessoas. Alguns exemplos de sintomas do TOC são: lavar as mãos repetidas vezes; verificar portas e janelas repetidas vezes; organizar objetos excessivamente até que estejam exatamente alinhados; orar, contar ou repetir palavras em silêncio para prevenir um acontecimento.

Como a depressão se manifesta?

A depressão costuma ser caracterizada por um período mínimo de duas semanas no qual o indivíduo apresenta humor deprimido com perda de interesse e/ou prazer por quase todas as atividades. Geralmente, estes sintomas são acompanhados por alterações de apetite e de sono, perda de energia e cansaço, dificuldades de concentração e para tomar decisões, sentimentos de culpa, baixa auto-estima e, em situações graves, até mesmo pensamentos recorrentes de morte. Se não diagnosticada e tratada adequadamente a depressão pode acarretar em prejuízos no trabalho, nas relações familiares, sociais e até mesmo levar o indivíduo a tentar o suicídio.

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: UCPel