UCPel promove o evento Direito na Rua neste sábado (10)

09/05/2014 - 17:00h

Neste sábado (10), o curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em comemoração aos 20 anos do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), promove o eventoDireito na Rua - Justiça em Movimento. O evento tem o objetivo de integrar os alunos do curso de Direito e divulgar o trabalho do SAJ da UCPel. Cerca de 200 pessoas devem participar da atividade, que será realizada no Calçadão da Rua Sete de Setembro, das 10h às 13h.

A expectativa da coordenação do curso é de que o grupo consiga interagir com um significativo número de pessoas, já que o sábado é véspera de Dia das Mães e o movimento no Centro de Pelotas deverá ser expressivo. Neste dia, a comunidade é convidada a se aproximar do estande montado no local para tirar suas dúvidas sobre assuntos judiciários de qualquer natureza.

O Direito na Rua tem o objetivo de tirar os alunos da sala de aula e levá-los ao encontro da comunidade, promovendo interação, fornecendo informações sobre o curso, sobre a Assistência, sobre questões jurídicas e orientando os participantes.

Os alunos esclarecerão dúvidas sobre todas as áreas do Direito e, se identificadas situações mais complexas, estas poderão ser encaminhadas para o SAJ. "A expectativa é de que as pessoas percebam que o Direito pode ser feito na rua. Não precisa ser em um gabinete, nem entre quatro paredes ou no foro. Ali na rua, na calçada, num bate-papo, se pode auxiliar alguém, dar uma indicação”, resumiu a coordenadora do curso de Direito da UCPel, professora Ana Cláudia Lucas.

A participação de alunos de diversos semestres alimentará a troca de experiências entre eles, com os Professores e com a sociedade. Com essa atividade, os alunos também podem ter uma experiência prática do Direito. Outro aspecto é o congraçamento de alunos e professores dos mais variados patamares do curso.

De acordo com a professora, é importante para os estudantes perceberem o quanto podem ser úteis para a comunidade, como o trabalho de levar conhecimento para as pessoas é gratificante e o quanto irão aprender com isso. “A dúvida de uma pessoa, a conversa com um colega, tudo será uma oportunidade de aprendizado. Aquele aluno que ainda não teve contato com determinado assunto na sala de aula, ali na rua ele poderá obter. É uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que o aluno pode ser útil repassando o seu conhecimento colocando-o à disposição da comunidade ele também pode ali adquirir aprendizado. É uma troca de experiências”, completa a professora.

Em caso de chuva, o evento será transferido.

Fonte: Comunicação UCPel