Uespi amplia oferta de cursos voltados às comunidades quilombolas

14/03/2015 - 19:01h

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) anunciou a oferta de três cursos especiais de nível superior dirigidos à população quilombola e e residentes em áreas de Reforma Agrária promovidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC). Ao todo, são 150 vagas distribuídas nos cursos especiais de Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Geografia e Bacharelado em Agronomia.

A iniciativa é realizada em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e por meio do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os cursos estarão vinculados, respectivamente, aos campi Torquato Neto (Teresina), Professor Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba) e Ariston Dias Lima (São Raimundo Nonato) e aos Núcleos de São João do Piauí e Esperantina.

O reitor Nouga Cardoso destacou a importância de se levar educação superior à população do campo. Estamos diante de um grande desafio que é levar, pela primeira vez, educação superior a assentados. Vamos trabalhar junto à administração superior da Uespi, Professores e movimentos apoiadores para que isso aconteça, disse o reitor.

Cursos
A equipe pedagógica será formada por representantes de alunos, professores dos cursos, coordenador geral e pedagógico, estudantes pesquisadores e monitores - esses últimos, representantes dos movimentos sociais que estão na parceria dos cursos. Todos eles devem acompanhar de modo sistemático o processo de realização dos três cursos, produzindo não apenas o acompanhamento por si, mas também processo de conhecimento sobre a educação do campo e a reforma agrária.

Em breve, a Uespi divulgará os editais completos, com todas as informações para os interessados. As aulas dos três cursos devem ter início no mês de julho.