UFRB promove evento sobre arboviroses emergentes no Recôncavo?

17/02/2016 - 14:02h

Dengue, Chikungunya e Zika serão tema de debate interdisciplinar no X SEMULPATO

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza no Centro de Ciências da Saúde (CCS), nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a partir das 8h, o X Seminário Multiprofissional de Patologia (SEMULPATO). O evento envolve discentes dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Medicina e nesta edição terá como tema central “Arboviroses emergentes no Recôncavo da Bahia - Dengue, Chikungunya e Zika: uma discussão multiprofissional e interdisciplinar”.

O evento conta com a presença de obstetra, infectologistas, neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, sociólogos e psicólogos, reunindo a comunidade acadêmica para esclarecimentos acerca do assunto que está mobilizando o Brasil. A ideia é colaborar na busca de possíveis soluções para o enfretamento das arboviroses, doenças que podem ser transmitidas ao homem por vetores artrópodes, em especial aquelas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt. Estarão em pauta os aspectos epidemiológicos, o papel da pesquisa e a importância da atuação multiprofissional no combate a Dengue, Chikungunya e Zika.

A programação conta com rodas de conversa com professores, pesquisadores e trabalhadores da saúde e sessão científica, com o recurso de pôsteres, onde os discentes abordarão subtemas transversais ao eixo central e serão avaliados por uma equipe de profissionais de ensino da UFRB. Outro destaque é a ação solidária em parceria ao componente PAR IV (processo de apropriação da realidade) destinado ao Lar dos Idosos de Santo Antonio de Jesus e os Flash Mobs, intervenções de Suporte Básico de Vida, promovidas pelo Docente e discentes do componente Enfermagem nas Emergências, e uma performance teatral, promovida pelos discentes do curso de Extensão promovida pelo Grupo NEGRAS.

“Além de ser um seminário de Patologia, o Semulpato tem caráter interdisciplinar e traduz uma oportunidade singular para que os estudantes trabalhem com colegas de outros cursos, contribuindo para sua maturidade profissional e formação enquanto atores sociais diferenciados na área da saúde”, explica o coordenador do evento, Professor George Mariane. “Nesse semestre, tivemos a oportunidade de fazer um seminário local em comemoração a 10ª edição do Semulpato, fazendo desse momento uma ação CCS, ou seja, Científica, Cultural e Solidária”, diz, fazendo uma alusão à sigla do Centro de Ensino que sedia o evento.

Durante o X Semulpato, serão oferecidos também os serviços do Espaço Saúde Complementar, com terapias integrativas de Aromoterapia, Reiki e Cromoterapia; Orientação Nutricional; Cuidados de Enfermagem; Avaliação de Glicose Sanguínea, dentre outros. O encerramento cultural ficará por conta do Samba do Machucador e convidados. O evento segue até às 17h e será transmitido ao vivo no canal da UFRB no Youtube (youtube.com/ufrb) e pela rádio Andaiá (104.3 FM).

08h- Acolhimento/ Credenciamento
08h30- ABERTURA:
Sr. Humberto S. Leite- Prefeito de SAJ (a confirmar)
Profa. Dra. Flavia Henrique – Diretora do CCS
Juliana Ribeiro - Enfermeira, Mestranda, Docente do CCS e Aluna da 1ª turma
Sr. José Brito - Presidente do Conselho Municipal de saúde SAJ
9h30- Arboviroses emergentes no Recôncavo da Bahia - Dengue, Chikungunya e Zika: uma discussão multiprofissional e interdisciplinar”- Prof. Dr. George Mariane Soares SantanaCCS/UFRB
10h- Merenda solidária/ Flash Mob: Suporte básico de Vida
11h- “Aspectos epidemiológico das Arboviroses emergentes no Recôncavo da Bahia- Prof. Dr. Djanilson Barbosa dos Santos-CCS/ UFRB
11h20- RODA DE CONVERSA 1: O papel da Pesquisa em tempos de Arboviroses
Entomologia das arboviroses – Dr. Gilmar Ribeiro Jr./ FIOCRUZ
Epidemiologia molecular das Arboviroses- Dr. Luciano Kalabric Silva /FIOCRUZ
12h- Intervalo de Almoço
13h- RODA DE CONVERSA 2: Situação de saúde da população de SAJ em épocas das arboviroses
Rita Carvalho - Referência técnica de Vigilância epidemiológica do núcleo regional de saúde leste
Karine Cristina - Gerente de Epidemiologia do Município de SAJ
Uanderson de Jesus – subgerente de endemias do Munícipio de SAJ
Aline Pires - Diretora da atenção básica de SAJ
Daiane Mascarenhas- Diretora de promoção e Vigilância a saúde de SAJ
14h30- RODA DE CONVERSA 3: O que eu posso fazer?
Aspectos clínicos das arboviroses: impacto em gestantes e idosos - Dr. Cristóvão Brito Andrade & Dra. Fabiana Lopes/CCS
*Dialogo com Gestantes rede cegonha e Idosos do Lar dos Idosos
Visitando o CCS: Idosos e Gestantes com monitores e Enfa. Técnica Claudiana Bonfim
15h30- RODA DE CONVERSA 4: Atuação MULTIPROFISSIONAL em combate as Arboviroses