UFSC divulga cadernos de prova e gabarito preliminar do vestibular 2016

14/12/2015 - 18:01h

Candidatos fazem prova na UFSC em Florianópolis (Foto: Carolina Lopes/ G1)
Candidatos fazem prova na UFSC em Florianópolis
(Foto: Carolina Lopes/ G1)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta segunda-feira (15) os cadernos de prova e os gabaritos preliminares do Vestibular 2016, que podem ser consultados pela internet. Também é possível fazer o cálculo online da pontuação.

Candidatos podem entrar com recurso sobre as questões das provas e o gabarito preliminar até as 18h desta terça (15). O formulário está disponível no site do vestibular.

O vestibular 2016, que terminou nesta segunda (15), registrou índice total de abstenção de 21,76%, informou a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). Nesta segunda, terceiro e último dia de provas, 7.994 dos 36.738 inscritos faltaram. No total, a UFSC oferece 4.576 vagas para 101 cursos.

O índice de abstenção foi superior ao do ano, quando foram registradas 20,15% de ausências. Em 2014, o índice foi de 17,415%.

Três dias de provas
No primeiro dia, sábado (11), os candidatos responderam a questões de matemática, língua portuguesa e literatura, língua estrangeira e biologia.

No domingo (13), os candidatos responderam a questões de história, geografia, física e química.

Nesta segunda (15), os candidatos fizeram a redação e tiveram de responder a questões discursivas.

Redação
Foi possível escolher entre três temas. O candidato tanto poderia "criar uma lenda a ser contada por um sábio indígena às crianças de sua aldeia" como dissertar "sobre o papel das festas populares na continuidade de uma memória coletiva", ou ainda, escrever uma crônica que tematizasse "um aspecto das relações de solidariedade na sociedade contemporânea".

Nas questões discursivas, três eram relacionadas a um texto com imagens sobre o sistema de reaproveitamente de água de uma casa. "Uma puxava mais  para matemática, outra mais para biologia", conta o estudante Jorge José Martins, de 18 anos. A quarta questão, sobre reurbanização, teve como base o livro "O Cortiço", de Aluizio Azevedo.

“Achei o segundo dia mais fácil”, diz Jorge, que tenta uma vaga no curso de Animação. Ele conta que, na redação, escolheu dissertar sobre festas populares.

Relação candidato/vaga
A medicina segue como o curso mais concorrido, com 8.190 inscritos, resultando na relação geral de 234 candidatos por vaga. Os outros nove cursos mais procurados no momento das inscrições foram: Arquitetura e Urbanismo (51,54); Direito – Diurno (49,45); Direito – Noturno (40,90); Engenharia Química – Diurno (38,35); Nutrição (38,19); Psicologia – Bel/Lic – Diurno (37,48); Engenharia Civil – Diurno (37,37); Cinema – Bel – Diurno (33,10) e Engenharia MECânica – Diurno (32,42).

saiba mais