Unesc aprova projeto de R$ 2 milhões anuais para incentivo à docência

28/11/2013 - 07:14h

Pibid é uma proposta de valorização dos futuros Docentes (Foto: Arquivo)

Aproximar e criar vínculos entre os alunos dos cursos de licenciatura e a rede pública de ensino. Este é o objetivo do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em que a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) aprovou projeto e vai participar, oportunizando bolsas para alunos de licenciatura da Universidade, Professores da Unesc e professores da rede pública.

São R$ 1.931.670,00 por ano, apenas em bolsas de estudos. “Este valor vai aumentar, pois temos até 20 de dezembro para aprovar um plano de trabalho, com uma planilha orçamentária da execução do projeto”, comentou o coordenador institucional do programa, Carlos Arcangelo Schlickmann. Ele destaca que a Unesc aprovou o projeto por quatro anos, por isso o valor deve chegar a R$ 8 milhões em investimento na formação e atualização de professores. “Sendo que há a possibilidade de renovação por mais quatro anos”, complementou.

É com grande satisfação que recebemos a aprovação do Pibid, pelo segundo ano consecutivo, pois este é um forte integrante da política de fortalecimento das licenciaturas da Unesc ”, destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira.

Como vai funcionar

Serão selecionados, por edital nas próximas semanas, 240 alunos. Semanalmente eles terão um encontro na Unesc, para discutir a docência, e um período em uma escola de Criciúma, onde colocarão em prática o que debateram na Universidade. “É como se o acadêmico aprendesse a ser Professor. Ele é levado a trabalhar com atividades que ensinam”, explicou Schlickmann.

Serão selecionados, também por edital, 29 professores da rede pública para supervisionar e orientar os estudantes da Unesc. “Nas reuniões da Unesc o professor da escola também participa, o que serve com uma atualização na formação dele”, destacou o coordenador do projeto.

Cursos envolvidos

Participam do programa alunos e professores dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Foram aprovados nove subprojetos, que serão desenvolvidos no ensino infantil, fundamental e médio, sendo um para cada área e um interdisciplinar. Este projetos serão coordenados por professores das Unesc.

O projeto da Unesc será aberto as 28 escolas públicas, municipais o estaduais, de Criciúma, sendo que assim que abrir o processo seletivo, a instituição e os professores da rede precisam se inscrever para participar e receber a bolsa.

Pibid

O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

"Que esse seja um marco rumo à consolidação de um trabalho, que todos os envolvidos fizeram com muita propriedade", analisou a diretora da UNA HCE, Angela Back.

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Setor de Comunicação Integrada - Unesc