Unesp de Araraquara terá reposição de aulas do 1º semestre até setembro

22/08/2014 - 15:01h

As aulas referentes ao primeiro semestre letivo na Unesp de Araraquara (a 273 km de São Paulo) serão concluídas apenas em setembro.

O prazo foi pelo conjunto de Faculdades do campus depois da greve dos professores, que durou 136 dias e foi suspensa no último dia 5.

De acordo com a assessoria da universidade, na Faculdade de Odontologia, as aulas do primeiro semestre seguirão até o dia 15 de setembro.

No Instituto de Química, as aulas seguem até o dia 6 de setembro, enquanto na Faculdade de Ciências e Letras, o primeiro semestre só será finalizado no dia 8 de setembro.

Os alunos do campus terão uma semana de férias até o início do segundo semestre, que será iniciado no dia 22 de setembro e seguirá até 28 de janeiro.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas foi a única que ainda não definiu o calendário de reposição das aulas.

REAJUSTE

Os Professores do campus unidade aceitaram no último dia 5 a proposta feita pela universidade, que concedeu um abono de 21% nos salários de julho, e encerraram a greve. As aulas foram retomadas no dia 11.

Os servidores administrativos de Araraquara não aceitaram a proposta da universidade e continuam em greve.

No entanto, a greve pode ser retomada no próximo dia 3, quando está agendada uma reunião do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) e o Fórum das Seis (entidade que reúne os sindicatos de Docentes e funcionários da Unesp, USP e Unicamp) para discutir o reajuste salarial.

Os trabalhadores das três universidades públicas estaduais entraram em greve em protesto à proposta dos reitores de não conceder reajuste salarial à categoria. O reajuste pedido por eles é de 9,78%. Os servidores, tradicionalmente, ganham reajuste em maio -em 2013, por exemplo, foi de 5,39%.

Fonte: Uol