Unicamp abre inscrições para 642 vagas remanescentes em 57 opções

12/09/2014 - 17:01h

Candidatos realizam prova do vestibular 2014 da Unicamp (Foto: Fernando Pacífico / G1)
Candidatos realizam prova do Vestibular 2014 da
Unicamp (Foto: Fernando Pacífico / G1)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta sexta-feira (12) inscrições para o processo seletivo de 642 vagas remanescentes (transferências) 2015 em 57 opções de cursos. O prazo segue até 23 de setembro no site da instituição que organiza os vestibulares. A taxa de inscrição é de R$ 110. Confira a tabela de cursos.

Segundo a Comvest, pode se inscrever alunos matriculados em Cursos De Graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino superior, além de portadores de diplomas reconhecido/autorizado de curso superior diferente do curso pretendido. As informações sobre os programas das provas e critérios de avaliação de cada curso podem ser conferidos na página da Comvest na internet.

Provas
As provas terão três fases: Exames de Conhecimentos Gerais (ECG), Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimento.

Além destas fases, candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música precisam fazer provas de Habilidades Específicas.

De acordo com a Comvest, a prova de Conhecimentos Gerais será no dia 19 de outubro, com 40 questões de múltipla escolha das disciplinas; Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões estão ligadas ao conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Os candidatos vão ser classificados em ordem decrescente a partir das notas do ECG. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. Os candidatos precisam entregar a documentação exigida entre os dias 10 e 14 de novembro na Diretoria Acadêmica, em Campinas (SP).

Segundo a Unicamp, as provas Específicas de Conhecimento, que vão ser de 14 a 20 de janeiro de 2015, serão selecionados os candidatos que tiverem seus currículos julgados compatíveis com o semestre escolhido pelos coordenadores. A lista de convocados para a matrícula será no dia 6 de fevereiro de 2015.

Isenção e redução parcial da taxa
Os estudantes de graduação da Unicamp estão isentos da taxa. Esses candidatos devem fazer a inscrição normalmente, imprimir o boleto bancário, anexar o atestado de matrícula (disponível para impressão na página do DAC( www.dac.unicamp.br) e entregar ambos na Comvest, no período de inscrições, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Quem tiver interesse em ter redução da taxa de inscrição (50%), deve fazer a inscrição normalmente, imprimir o boleto bancário no valor total e entregá-lo com a documentação necessária (disponível no edital) na Comvest nos dias 16 e 17 de setembro, das 9h às 16h. Os candidatos serão informados na Comvest se a solicitação foi aprovada até duas horas após a entrega. Se aprovados, recebem novo boleto bancário que deverá ser pago até o dia 23 de setembro de 2014.

Podem candidatar-se, estudantes regularmente matriculados em curso superior e tenham remuneração inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados.

Calendário do processo seletivo
12/9/14 a 23/9/14 Período de inscrição (pela internet) e pagamento da taxa
25 a 29/9/14 Prova de Habilidades Específicas de Música (Vestibular)
2/10/2014 Divulgação do resultado da prova de Habilidades Específicas de Música (Vestibular)