UNIFESO forma primeira turma de Preceptoria na Formação em Saúde

01/08/2016 - 11:48h

UNIFESO forma primeira turma de Preceptoria na Formação em Saúde

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) formou cinquenta e cinco profissionais na primeira turma do curso de extensão Preceptoria na Formação em Saúde, na modalidade de ensino a distância (EAD). O curso contou com preceptores dos diversos setores de atendimento hospitalar e ambulatorial, em um total de 90 horas de atividades. Foram realizados dois encontros presenciais, um na abertura e outro no término, e o restante das atividades ocorreram em ambiente virtual, com fóruns de discussões, videoconferências e videoaulas.

O curso teve início em 30 de abril e encerramento em 2 de julho, quando os participantes apresentaram as estratégias de intervenção que se transformaram em produção acadêmica que estará disponível a partir de agosto no portal eletrônico do UNIFESO destinado a esse conteúdo.

“Esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre a coordenação do curso de Medicina, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), com a proposta de desenvolver a formação dos profissionais responsáveis por orientar o aprendizado prático de estudantes da área da Saúde nesta atividade pedagógica fundamental ao ensino”, afirmou a professora Ana Brasílio, coordenadora do curso.

“Com o domínio dos cursos a distância pela nossa instituição, pensamos em utilizar essa tecnologia na capacitação dos nossos Professores-preceptores. Além disso, esta modalidade de ensino permite uma aproximação desses professores com o curso, visto que temos espaços no Rio de Janeiro nas Clínicas de Família e no Hospital Federal de Bonsucesso. Em Guapimirim, no CAPS e no Hospital Municipal. Em Teresópolis, unidades do UNIFESO como HCTCO e sua Unidade Ambulatorial, Clínica de Insuficiência Cardíaca e Clínica de Fisioterapia, e unidades externas como UPA e UBSF. Ainda estamos em vias de ampliar estes espaços”, destacou o Professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina e um dos responsáveis pela concepção do curso de preceptoria.

Fonte: Unifeso