UNIFESO realiza IV Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica

11/11/2014 - 18:22h

Untitled Document

A Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) teve sua quarta edição de 5 a 7 de novembro, com o tema “A Ciência e Desenvolvimento Social”. O evento aconteceu juntamente com o IV Simpósio de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação; o II Encontro de Pós-Graduação Lato Sensu, o IV Encontro de Iniciação Científica, o IV Encontro de Iniciação Tecnológica e Inovação, o IV Encontro de Extensão Universitária e o II Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica Júnior. A programação contou com conferências, sessões de comunicação oral, apresentações de pôsteres e a entrega do Prêmio UNIFESO de Pesquisa.

“É uma oportunidade de reunirmos estudantes e Professores do ensino médio à pós-graduação, incluindo a residência médica, que participam dos programas de pesquisa e extensão do UNIFESO, tais como o Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Educação do Trabalho pela Saúde (PET-SAÚDE), além de outros programas de pesquisas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)”, detalhou o Professor Alexandre José Cadilhe, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Para iniciar o evento, no dia 5, o Centro Cultural FESO Pro Arte promoveu uma apresentação cultural no Auditório Omar Magalhães do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. Em seguida foi realizada a Solenidade de Abertura, que teve à mesa os professores José Feres Abido Miranda, Reitor em Exercício; Alexandre Cadilhe; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais; e Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). “Nossa Instituição se preocupa com a formação de bons profissionais, de forma integrada com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Esta jornada é uma oportunidade de presenciarmos toda a nossa produção até o momento, destacando a evolução que temos nas áreas de pesquisa”, observou o professor José Feres, reafirmando a convicção de que “estamos dando mais um passo na consolidação do nosso Centro Universitário, não conseguimos imaginar um instituição de ensino superior que se desenvolva sem a perspectiva que envolva a pesquisa”.

A conferência de abertura foi proferida pela professora Liliana Cabral Bastos, da PUC-Rio, falando sobre o tema “A Pesquisa como Prática Social”. “Estou encantada com a quantidade de trabalhos e projetos de pesquisa que estão desenvolvendo no UNIFESO e o empreendedorismo que está claro no corpo Docente”, declarou a palestrante. Estudantes de diversos cursos expuseram seus trabalhos durante os dias de evento. Entre eles, Pedro Carvalho, do sexto período do curso de Medicina, apresentou na forma de pôster o trabalho “Síndrome Metabólica em UBSFs de Teresópolis/RJ – Prevalência e informação”. Ele explicou que em visitas aos PSFs, a partir de Entrevistas com pacientes e do conteúdo que estudou com professores, seu grupo percebeu que há um número significativo de pessoas que têm esta síndrome (um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica) e nem sabem o que é nem como tratar. No período de um ano trabalhando na pesquisa, esta já é a terceira vez que apresenta os resultados em evento científico. “Esta interação dos cursos na JOPIC está sendo muito boa, uma oportunidade de trocar experiências e aprender muito. Na abertura a conferência também foi muito proveitosa e estou gostando bastante”, avaliou o estudante.

A conferência de abertura do módulo de Saúde Mental do curso de especialização em Atenção Básica com ênfase em Saúde da Família, com o tema “A reforma psiquiátrica no município de Carmo, estava entre as atividades que trouxe importantes nomes ao UNIFESO, como os conferencistas Dr. César Ladeira, prefeito do município de Carmo; Dra. Sheila Cristina Vargas, promotora de Justiça da Comarca de Carmo; e o professor Rodrigo Jupur Tavares, Diretor Geral do Hospital Estadual Teixeira Brandão.

Já encerrando a JOPIC, no dia 7 foi entregue pelo professor José Feres Miranda, Reitor em Exercício, o Prêmio UNIFESO de Produção Acadêmica 2014. O primeiro lugar foi para o professor Adenilson de Souza Fonseca, do curso de Medicina; o segundo lugar foi conquistado pela professora Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do CCT e docente dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária; em terceiro lugar ficou o professor José Roberto Bittencourt, do curso de Medicina; e o quarto lugar foi para o professor Leonardo Figueiredo Barbosa, do curso de Direito (representado pela professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do CCHS). Recebeu a Menção Honrosa o professor Alcides Pissinati, do curso de Medicina Veterinária. Para a conferência de encerramento foi convidado o professor Paulo Gago, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abordando o tema “Implicações Éticas e Pesquisa”. “Agradeço ao UNIFESO pelo convite e pela oportunidade e discutir este tema”, disse o palestrante, que interagiu com o público fazendo perguntas e tratando de algumas definições acerca da temática.

Fonte: Unifeso