UNIFESO recebe curso de Conceitos Básicos de Geoprocessamento

05/09/2016 - 14:11h

UNIFESO sediou curso de Conceitos Básicos de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Cartografia

No dia 25 de agosto o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) sediou o curso “Conceitos Básicos de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Cartografia aplicados ao uso do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP) e SIG-PIABANHA”, oferecido pelo Comitê Piabanha da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) para os membros do Comitê e convidados, além de Professores e estudantes da Instituição. A aula foi ministrada por Andrei Olak Alves, doutor em Meio Ambiente e Mestre em Geomática, responsável na empresa K2, contratada pela AGEVAP para desenvolvimento do sistema SIGA-CEIVAP. Paralelamente ao evento aconteceu a terceira reunião extraordinária da Câmara Técnica do Comitê, com participação dos membros e demais presentes.

Para o Professor José Roberto Castro Andrade, coordenador do Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) do UNIFESO, o evento foi de fundamental importância para a divulgação das atividades que estão sendo realizadas pelo Comitê Piabanha com o objetivo de implantação e divulgação de uma base de dados para o acesso público a informações relacionadas ao gerenciamento dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, e mais especificamente da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e sub-bacias dos Rios Paquequer e Preto. “Além de ser um espaço para o incentivo à participação de estudantes e professores do UNIFESO em pesquisas na área de atuação do Comitê, tais eventos permitem o Intercâmbio com pesquisadores de outras instituições e participantes dos dez municípios do Estado do Rio de Janeiro que fazem parte do Comitê”, explicou o professor.

Ele acrescentou ainda que “a nossa ideia é continuar promovendo tais encontros no UNIFESO para a inserção e divulgação das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas em nossa Instituição. Além de ser um fator motivador para os estudantes, que passam a conhecer na prática as potencialidades de desenvolvimento de trabalhos e projetos relacionados à sua futura profissão, a troca de informações entre gestores, academia e comunidade em geral é muito produtiva”.

“O curso foi uma bagagem de conhecimento que atendeu tanto a quem já trabalha na área como para quem nunca viu um dispositivo de GPS. Os conceitos aplicados pelo Andrei são os mesmos que como estudante aprendi nas aulas de Cartografia, SIG e Geoprocessamento. Isso mostra que estas disciplinas acompanham a realidade da profissão e que a essência da sala de aula é apenas o início da caminhada, que é acompanhada até projetos que envolvam uma série de nichos sociais, como o do Comitê do Piabanha”, avaliou o estudante Rafael Costa, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Já o estudante Rodrigo Salgado Martuchelli, de Engenharia de Produção, notou que “o curso dispõe de uma temática excepcionalmente cativante para os que possuem interesse na área, mas o que acabou ganhando maior destaque foram as atividades propostas, onde os conceitos apresentados foram aplicados no SIGA WEB, o sistema de informações geográficas desenvolvido no projeto SIGA-CEIVAP. Além disto, o palestrante demonstrou algumas funcionalidades do sistema e nos forneceu algumas orientações para o uso do mesmo. De modo geral, este curso representou uma ótima oportunidade para expandir meus conhecimentos e me inserir no contexto abordado”.

Fonte: Unifeso