Unifesp vai abrigar 'Instituto da Cidade'

20/08/2014 - 09:51h

São Paulo - O câmpus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na zona leste, será sede do "Instituto da Cidade" e abrirá 5 mil vagas para 8 novos cursos, ligados aos problemas da capital, como o trânsito. A unidade ficará no terreno da antiga metalúrgica Gazarra, na Av. Jacu Pêssego, 2.630. Nela serão criados os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Mobilidade e Transportes, Engenharia Ambiental e Sanitária, Arquitetura e Urbanismo, Design, Geografia, Administração Pública e Turismo. As vagas devem ser abertas no segundo semestre de 2015 ou no primeiro de 2016.

Como o terreno possui trechos contaminados, a Unifesp aguardava a liberação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para o início das obras. Neste mês o órgão liberou metade do terreno para construção. "Não abrimos o ano passado para fazermos isso de forma responsável. Não quisemos fazer o mesmo que fizeram com a USP Leste", afirmou a reitora da Unifesp, Soraya Smaili.

Nesta terça-feira, 19, o Ministério Da Educação (MEC) anunciou a liberação de R$ 3 milhões para a contratação do projeto executivo do câmpus, que deve ter início "nos próximos dias", segundo Soraya. As obras custarão R$ 75 milhões.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Uol