Univap abre o Campus e convida a cidade para um dia de shows, esportes, conhecimento e cultura

13/08/2015 - 17:45h

Untitled Document

‘Open Campus 2015’ quer ampliar o conhecimento da comunidade da RMVale sobre as ações e pesquisas da Universidade;
expectativa é que cinco mil pessoas prestigiem o evento

São José dos Campos, 13 de agosto de 2015 - Com cerca de mil pessoas envolvidas na organização, a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos, realiza no próximo dia 22/8, o Open Campus 2015, ação inédita na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Segundo o Comitê Organizador, o objetivo do evento é oferecer o Campus da universidade para um dia inteiro de atrações destinadas a todas as idades e ampliar ainda mais a integração da instituição como um polo educacional na disseminação do conhecimento, de desenvolvimento científico, de pesquisa, de prestação de serviços, de arte, cultura e entretenimento.

Para a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Prof.ª Drª Maria Regina de Aquino Silva, ao concretizar a realização do Open Campus 2015 a Univap confirma a sua vocação de ser uma instituição comunitária presente e atuante na sociedade joseense e valeparaibana.

“Grande parte da comunidade de São José dos Campos conhece a atuação da Univap, porém, com este evento, além atingir as pessoas que ainda não tem conhecimento de todas as atividades promovidas pela instituição, queremos que a sociedade se aproprie da Univap, que tenha a universidade como mais um símbolo importante da cidade e da região”, disse.

O Open Campus 2015 acontece das 9h às 17h no Campus Urbanova da Univap e tem uma extensa programação que inclui sessões de esportes de aventura, shows musicais, aeromodelismo, apresentações de dança, cosplay, exposições e oficinas de artes, entre outras atrações. A expectativa é que o campus receba cinco mil pessoas ao longo do dia.

Um total de quatro palcos para apresentações musicais, um palco com atrações culturais, área de alimentação com seis food trucks, lanchonetes, ambulância e segurança integram a infraestrutura.

Na parte musical estão previstos shows dos mais variados estilos que vão do pop-rock, passando pelo sertanejo e o rap, até MPB e o forró. Entre os nomes confirmados estão Peleco, David D’epiro, Talis e Wellinton, AMC Rapper’s, Trio Encantado e a banda Sacode a Poeira.

Para os amantes dos esportes ao ar livre a programação conta com atividades como slackline, rafting, stand-up paddle, yoga, pilates, golfe e paraglider. A programação completa e a ficha de inscrição podem ser acessadas pelo site www.univap.br/opencampus

Universidade Comunitária

Segundo a organização, o evento também celebra a certificação de “Universidade Comunitária” conferida em novembro de 2014 pelo Ministério da Educação e que qualificou a Univap como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Os resultados das ações que levaram a Univap a ser certificada pelo MEC estarão disponíveis ao público do Open Campus. As Faculdades de Educação e Artes, de Ciências da Saúde, de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, de Engenharias e Arquitetura realizam workshops e oficinas sobre as pesquisas e ações desenvolvidas por Professores e alunos.

O reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, afirma que a abertura do campus com uma programação específica para a sociedade colabora para que a instituição cumpra a sua missão de estar cada vez mais integrada ao cotidiano da população.

“Um dos diferenciais das Universidades comunitárias é a sua inserção nas comunidades regionais e o seu compromisso com a extensão. Além de divulgar o conhecimento científico pelo ensino e produzir novo conhecimento através da pesquisa, as comunitárias dedicam importante esforço para partilhar o conhecimento, a arte e a cultura com as comunidades. É uma via dupla: a universidade não só ensina, mas também aprende e se reinventa nesse diálogo”, disse.

Fonte: Alameda Comunicação