Univap comemora Dia do Jornalista com palestras do fotógrafo Ricardo Martins e do comunicólogo João Alegria

07/04/2015 - 07:48h

Untitled Document

Nesta terça-feira (7/4),Universidade abre as portas para a comunidade para debater sobre a produção jornalística e os desafios cotidianos da profissão.

São José dos Campos, 6 de abril de 2015 – A Univap (Universidade do Paraíba) celebra o Dia do Jornalista com uma programação de palestras  e de debates do fotógrafo Ricardo Martins e do jornalista João Alegria.

O evento, aberto ao público e gratuito, será realizado nesta terça-feira (7/4), a partir das 19h30, no auditório da Biblioteca, no bloco 5, do Campus Urbanova, da Univap.

A palestra de Ricardo Martins trata da concepção e do trabalho de produção do livro ‘Amantikir – A Serra Que Chora’, onde são retratadas as paisagens, lendas e personagens da Serra da Mantiqueira.

Martins, que se destaca como um dos destaques da nova geração de fotógrafos da fauna, flora no país, narra os desafios vividos durante os 45 dias de viagem na Serra da Mantiqueira, para retratar em seu mais recente livro as histórias que marcam a região.

O fotógrafo é diretor na Editora Kongo e á autor de vários livros, como ‘O Encanto das Aves’, ‘Jalapão – História e Cultura’ e ‘O Mosaico’. Em 2012, Ricardo conquistou o 2º lugar no Prêmio Jabuti, com a obra ‘A Riqueza de um Vale’.

A segunda palestra da noite é do jornalista João Alegria, gerente de programação, jornalismo e engenharia do Canal Futura. O João Alegria, fala sobre o Jornalismo Educativo e de seus projetos, que visam levar para a população conhecimentos que possam ser aplicados ao cotidiano, propondo e gerando transformações para uma melhor inserção no mercado de trabalho, na vida familiar, escolar e social.

Sobre a Univap

A Univap (Universidade do Vale do Paraíba), reconhecida pelo MEC em 1992 é uma instituição comunitária sem fins lucrativos, de ensino, pesquisa e extensão. A história da Univap teve início em 1954, com a criação da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba.

A Univap possui no Campus Urbanova a maior infraestrutura da Universidade: o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D, com 44 laboratórios; o Centro de Estudos da Natureza e o Observatório de Astronomia e Física Espacial. Possui atualmente três campi, sendo dois em São José dos Campos e um em Campos do Jordão.  Atualmente a Universidade tem 4 mil alunos.

CICLO DE PALESTRAS DIA DO JORNALISTA NA UNIVAP

‘A Imagem no Jornalismo: Da produção televisiva ao olhar fotográfico’

7/4/2015 – Terça Feira

Auditório da Biblioteca, Bloco 5, da Univap. Av. Shishima Hifumi, 2911,   Urbanova, São José dos Campos.

Palestra 1:

19h30 – ‘Jornalismo Educativo: uma experiência do Canal Futura’, com João    Alegria, gerente de programação jornalismo e engenharia do Canal Futura.

Palestra 2:

20h30 – ‘Amantikir’, A Serras que Chora, com Ricardo Martins, jornalista e fotógrafo, fundador da Fotografia e Editora Kongo.

Fonte: Alameda Comunicação