Universidade britânica gera polêmica ao chamar calouros de 'Kung Fu Panda'

06/09/2014 - 22:01h

LSE alegou 'problema técnico'; alguns alunos disseram ter considerado mensagem 'preconceituosa' (Foto: AP)

Um e-mail enviado por engano a calouros provocou polêmica em uma das mais renomadas Universidades britânicas.

Cerca de 200 estudantes recém-admitidos na London School of Economics (LSE), em Londres, receberam uma mensagem chamando-os de 'Kung Fu Panda', o urso do filme homônimo.

O e-mail deixou alguns alunos confusos enquanto outros o consideraram preconceituoso.

Em nota, a LSE, onde 25% dos estudantes de graduação são de origem asiática, alegou um "problema técnico" no envio do e-mail.

"O e-mail foi enviado a todos os estudantes e não se direcionava a nenhum tipo de aluno específico", informou o comunicado.

O e-mail confirma que Kung Fu Panda "aceitou uma oferta incondicional de admissão" na LSE.

Erro técnico
A universidade alega que a mensagem foi enviada a 200 estudantes antes de o erro ter sido constatado.

"No início, pensei se tratar de algum tipo de piada racista, mas então achei que era algum tipo de teste", afirmou o estudante de História Christy Pang ao jornal da universidade, The Tab.

Outro estudante postou o seguinte comentário na página da LSE dedicada aos calouros: "Fui o único que fui confundido pela universidade com um certo 'Panda Tiger Aa-Kung Fu' estudando política social?"

Um aluno afirmou que, no início, achou que tinha havido um problema com a sua candidatura: "Mas eu não consegui imaginar ninguém chamado 'Mr. Panda Tiger Test Test Aa-Kung Fu', então eu ignorei [o e-mail]."

No entanto, um estudante que estava de férias na China disse ter ficado preocupado "com o estereótipo racial flagrante pelo qual a LSE se recusou a pedir desculpas em um e-mail enviado posteriormente".

Outros contam ter ficado decepcionados com a rapidez no pedido de desculpas da universidade.

"É uma pena que o pedido de desculpas tenha vindo tão rápido; eles se levam muito a sério".

Segundo um porta-voz da LSE, "o email de boas-vindas da LSE enviado aos candidatos escolhidos continha um erro resultante de um problema técnico na codificação do nosso banco de dados".

"Em decorrência desse problema, o e-mail não preencheu alguns campos corretamente".

"Por exemplo, em vez de inserir o nome do candidato, o e-mail incluiu o nome de um teste que era 'Kung Fu Panda'".

"O uso desse nome-teste foi escolhido por um funcionário que é fã do filme".

A universidade diz que outros nomes usados para fins de testes incluem Piglet ("Leitão"), Paddington, Homer, Bob e Tinkerbell ("Sininho").