Universidades nos EUA brigam para abrigar biblioteca de Barack Obama

05/12/2014 - 11:01h

Universidade de Chicago, em Illinois, é uma das concorrentes a abrigar a biblioteca presidencial de Obama (Foto: M. Spencer Green/AP)

Três cidades dos EUA que o presidente Barack Obama alguma vez chamou de "casa" estão brigando em uma competição inusitada, para que possam abrigar sua futura biblioteca presidencial.

Na próxima semana, alguns velhos amigos de Obama e seus associados começarão a julgar propostas de duas Universidades de Chicago, uma em Nova York e outra em Honolulu, no Havaí e, até o fim de março, o presidente de a primeira-dama anunciarão o vencedor.

Sabendo que a futura biblioteca será uma atração turística proeminente e um local histórico, cada comunidade está oferecendo ideias ousadas para mostrar como seria o prédio no local. Os atuais concorrentes são a Universidade de Chicago, a Universidade de Chicago em Illinois, a Universidade Columbia e a Universidade do Havaí.

A Fundação Barack Obama pediu algumas especificações para guardar os itens, incluindo zoneamento local e transporte, design arquitetônico e planos de gerenciamento. Porém, o conselho da empresa, que inclui a irmã do presidente e seu antigo gerente de campanha, deixaram claro que a possibilidade da universidade ajudar a pagar pelo projeto pode também ser um fator.

Os prefeitos das três cidades também estão encorajando o presidente a fazer sua escolha. No entanto, as propostas, são confidenciais até a próxima semana, e os competidores têm sido cautelosos em dar mais detalhes.

Da mesma forma, Obama foi cuidadoso em dizer que nenhuma das cidades está com a vantagem. Mas em Chicago, onde o presidente chegou ao poder e criou suas filhas, pode ser uma favorita. Metade do conselho da fundação é formado por moradores de Chicago, e o chefe do estado maior de Michelle Obama está apostando na Universidade de Chicago, onde Obama deu aulas de direito antes de se tornar presidente.

Apenas uma cidade irá abrigar a biblioteca de Barack Obama, na qual arquivistas do governo preservarão seus documentos e artefatos. Contudo, Obama poderá seguir o modelo do ex-presidente Bill Clinton e armazenar a biblioteca em um lugar e o instituto presidencial ou fundação em outro.