USP divulga Manual do Calouro 2015 e dá destaque para o disque-trote

04/02/2015 - 17:01h

Manual do Calouro da USP 2015 (Foto: Reproução/USP)
Manual do Calouro 2015 (Foto: Reprodução/USP)

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou, nesta quarta-feira (4), o Manual do Calouro 2015. Neste ano, uma versão digital do guia de orientações aos estudantes que foram aprovados nesta edição da Fuvest também foi publicada na internet, e o destaque principal no site é o disque-trote. A universidade mantém uma central para receber denúncias de trotes abusivos e violentos pelo telefone, por e-mail ou por um chat online.

"É o clima de paz e tranquilidade que deve preponderar na chegada dos novos alunos. Se houver alguma atividade ou situação que não respeite esse princípio, entre imediatamente em contato com os canais abertos ao calouro: o disque-trote e o chat online", diz a página sobre trotes do manual.

Para denunciar abusos na recepção dos calouros, é possível ligar para o número 0800-0121090 de segunda a sexta, das 9h às 21h. A USP também recebe denúncias pelo e-mail disquetrote@usp.br. O atendimento online funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Segundo a USP, "o trote pode ser qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da universidade". A orientação para os calouros é denunciar "agressão física, moral ou outras formas de constrangimento".

CPI contra abusos
A USP é uma das instituições que têm sido alvo anália em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp). Os deputados apuram denúncias de abusos de direitos humanos, agressões, machismo, racismo e homofobia dentro das Universidades paulistas.

A CPI foi criada a partir de denúncias feitas por estudantes do curso de medicina da USP, que relataram agressões e casos de violência sexual dentro do campus.

Na semana passada, os estudantes da Associação Atlética e Acadêmica Oswaldo Cruz (Aaaoc) da FMUSP evitaram cantar hinos ofensivos, machistas e homofóbicos durante o trote que deram no Curso Etapa, com os estudantes aprovados em medicina na Fuvest 2015. Eles também prometeram que, neste ano, o trote será mais leve, sem bebidas alcoólicas e com atividades beneficentes, como doação de sangue.

Site da USP dá orientações sobre como denunciar trotes abusivos (Foto: Reprodução/USP)