USP e UFSCar abrem inscrições para curso de pós-graduação em estatística

05/10/2015 - 11:01h

Prédio do ICMC na USP em São Carlos (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
USP oferece em parceria com a UFSCar pós em estatística em São Carlos  (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão com inscrições abertas para a seleção de candidatos ao mestrado, doutorado e doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística (PIPGEs). O programa é uma parceria entre as duas Universidades.

Para o doutorado e o doutorado direto, as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, e para o mestrado, até 30 de novembro. A seleção será realizada em uma única etapa na qual serão analisadas as formações acadêmicas e o currículo do candidato.

São oferecidas seis linhas de pesquisa: modelos de regressão, análise de sobrevivência, teoria da resposta ao item – TRI, probabilidade e processos estocásticos, séries temporais e métodos Bayesianos. Para o mestrado também será levado em consideração o desempenho do candidato no Curso de Verão em Teoria das Probabilidades. No doutorado, o tempo de titulação do mestrado também será levado em conta.

O ICMC oferece um programa interinstitucional de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, além de pós-graduação em matemática.

Ainda são oferecidos dois mestrados profissionais, o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matématicas aplicadas à indústria (CeMEAI). O mestrado profissional em matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido pela parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Biblioteca da UFSCar em São Carlos está fechada desde maio (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Parceria entre universidades oferece seis linhas de tipos de pesquisa  (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Serviço:
Secretaria de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373-9638