USP gasta R$ 90 milhões a mais do que recebe por mês, diz reitoria

30/05/2014 - 09:01h

A reitoria da USP (Universidade de São Paulo) informou por comunicado enviado à comunidade acadêmica que gasta, por mês, R$ 90 milhões a mais do que recebe através do repasse do Estado.

De acordo com o texto, se continuar nesse ritmo, a universidade gastará mais de R$ 1 bilhão acima do que terá como receita até o final do ano.

Em média, a USP recebe R$ 360 milhões por mês, enquanto gasta R$ 375 milhões com salários e benefícios e R$ 75 milhões adicionais com outras despesas, entre elas, o que foi comprado em 2013 e que vem sendo pago em 2014.

A reitoria diz pela nota que nos quatro primeiros meses deste ano, a USP recebeu em repasses do governo do Estado R$ 1,44 bilhão. O valor representa, segundo o texto, um aumento de 8,9% no montante em relação ao mesmo período do ano passado.

O problema, no entanto, é que as despesas da universidade tiveram um aumento de 8,2% e alcançaram R$ 1,5 bilhão, de acordo com a reitoria, o que praticamente anula o crescimento do repasse.

Segundo o Departamento de Recursos Humanos da USP, as despesas com salários devem continuar crescendo, uma vez que ainda falta incorporar à folha de pagamentos mais da metade das 6.579 promoções efetuadas na carreira dos servidores.

As despesas de custeio e capital da instituição estão sendo integralmente pagas com a reserva financeira da Universidade.

De acordo com a nota, entre as medidas adotadas para o ajuste das despesas às receitas estão a suspensão de obras e licitações, a revisão dos contratos de veículos, vigilância e limpeza, a redução de despesas das unidades e órgãos centrais, a suspensão da contratação de novos funcionários e a revogação da distribuição de mais de 500 cargos Docentes.

As medidas, entretanto, ainda não surtiram efeito no orçamento segundo a reitoria.

QUEDA EM RANKING

Nesta semana, a USP perdeu o posto de melhor universidade da América Latina no ranking Universitário da consultoria britânica QS. A primeira posição ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Essa foi a primeira vez que a USP não lidera as instituições de ensino superior da região latino-americana na listagem universitária do QS, feita na região desde 2011.

GREVE

Os docentes e servidores das três Universidades estaduais de São Paulo, USP, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) estão em greve desde a meia-noite de terça-feira (27) por tempo indeterminado.

A principal reivindicação das categorias é a retomada das negociações salariais nas universidades e a retirada da decisão do Cruesp (Conselho dos Reitores das Universidades Paulistas) que congelou os salários dos servidores das universidades estaduais devido à crise financeira nas universidades.

Fonte: Uol