USP promove competições, mostra e novidades da robótica até quarta-feira

19/10/2014 - 11:01h

Feira de robótica terá, entre outras atividades, futebol de robôs na USP de São Carlos (Foto: Valdecir Becker / Divulgação)
Feira de robótica terá, entre outras atividades, futebol de robôs na USP (Foto: Valdecir Becker / Divulgação)

A Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS), maior feira sobre robótica e sistemas inteligentes já organizada no Brasil, acontece em São Carlos (SP) com diversas atividades abertas ao público. O evento acontece até quarta-feira (22) e traz um total de 12 competições, apresentações de robôs e sistemas inteligentes. A feira acontece no salão de eventos e no ginásio de esportes do Campus I da Universidade de São Paulo (USP).

Competições de robótica na USP de São Carlos vão até quarta-feira (Foto: Valdecir Becker / Divulgação)
Competições de robótica na USP de São Carlos
vão até quarta (Foto: Valdecir Becker / Divulgação)

No sábado (18), as 170 equipes de todo o país se apresentaram para as competições de robótica Brasileira e da América Latina. Neste dia, o evento é fechado para uma espécie de aquecimento entre os competidores. Neste domingo (18), às 13h, tem início a jornada de desafios dos robôs trazidos pelos 2 mil competidores que vai até a quarta-feira (22) quando acontecem as premiações. Nos dias 20, 21 e 22 a competição tem início às 9h.

Entre as modalidades que compõem a 13th Latin American Robotics Competition (LARC) e a 12ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), há quatro destinadas ao futebol entre robôs, além das categorias de simulação 2D e 3D. Haverá também a RoboCup Rescue Simulation Agents, na qual as máquinas precisam atuar como agentes de resgate e a RoboCup @Home, dos que realizam atividades domésticas.

Outra organização que faz parte do evento é o IRRR Robotics and Automation Society, que define as normas para algumas modalidades das competições como a corrida de robôs (Humanoid Robot Racing) e a modalidade aberta que, neste ano, desafia os robôs a transportar uma carga entre uma plataforma flutuante em um tanque d`água e a superfície. O desafio foi criado para simular o que ocorre no transporte de cargas de uma plataforma de petróleo.

São Carlos sedia maior feira de robótica já realizada no Brasil (Foto: Denise Casatti / Divulgação)
São Carlos terá maior feira de robótica já realizada
no Brasil (Foto: Denise Casatti / Divulgação)

Olimpíada Brasileira de Robótica
A 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica vai reunir as equipes com os melhores resultados nas etapas estaduais da competição para a final nacional. Os campeões de cada um dos três níveis (fundamental, médio ou técnico) ganharão uma vaga para participar da RoboCup Junior Mundial 2015, que ocorre na Tailândia.

Ao todo, 320 competidores de 80 equipes devem participar dessa edição, que acontece de segunda a quarta-feira.

Outras Atividades
Além das competições, também acontece em São Carlos a 4ª Mostra Nacional de Robótica, considerada maior mostra do ramo no país. O objetivo do evento é estimular a realização de trabalhos que relacionem a robótica a outras áreas como artes, ensino, ciências e inovação.

A realização do JCRIS 2014 faz parte das comemorações de 80 anos da USP, promovida em conjunto pela USP São Carlos e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento conta com apoio da Sociedade Brasileira de Automação (SBA), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Fundação Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Serviço
Local: Salão de eventos e ginásio de esportes do campus I da USP em São Carlos, acesso via Rua dos Inconfidentes, 85. Veja como chegar em: www.icmc.usp.br/e/5e5b5.

Horário para o público:
Domingo (19) - das 13h às 18h