USP realiza matrícula presencial de 430 calouros na Esalq em Piracicaba

10/02/2016 - 07:01h

Veteranos recebem calouros durante matrícula da Esalq - USP em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
Veteranos recebem calouros durante matrícula da Esalq em 2015 (Foto: Claudia Assencio/G1)

A Universidade de São Paulo (USP) realiza nesta quinta-feira (11) e sexta (12) as matrículas presenciais dos 430 novos alunos do campus de Piracicaba (SP). Os ingressantes de 2016 nos sete cursos oferecidos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) deverão procurar a Central de Aulas, que fica em frente ao prédio 2 do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição.

O atendimento aos calouros será das 8h às 16h na quinta-feira. Já na sexta, as matrículas serão das 8h às 11h e das 13 às 16h. Os 430 novos alunos foram aprovados nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

Além do atendimento na Central de Aulas, logo após a matrícula, os ingressantes deverão passar pelo Anfiteatro "Professor Urgel de Almeida Lima" (Jumbão), onde serão distribuídos materiais informativos sobre a universidade.

Semana de recepção
Entre os dias 15 e 19 de fevereiro será realizada na Esalq a semana de recepção dos novos estudantes do campus. No período, a diretoria da unidade e a Comissão de Graduação fazem atividades de integração entre os calouros e a comunidade acadêmica.

Entre as ações previstas estão entrega de donativos, palestras, mesas redondas, campanha de doação de sangue, sessão de depoimentos acadêmicos, visitas guiadas à biblioteca, clínicas esportivas, gincanas, exposição, feira de extensão, apresentações teatral e musical, oficinas socioambientais, mostra de cinema, entre outras (confira a programação completa).

Trotes abusivos
A Esalq informou que os ingressantes terão canais para enviar denúncias de trotes abusivos, que são as manifestações com agressão física, moral ou outras formas de constrangimento dentro e fora da universidade. As queixas podem ser feitas pelo "Disque-trote" (0800-012-1090, de segunda a sexta, das 9h às 21h) ou pelo chat de atendimento online da instituição, no mesmo horário.