Veja dicas para disputar a mesma vaga na USP pela Fuvest e pelo Enem

30/07/2015 - 08:01h

Com a adesão parcial da Universidade de São Paulo (USP) Fuvest. Tempo de prova, redação e as provas de filosofia/sociologia, matemática e história da arte.

Tempo: "O Enem tem menos tempo por questão. Na média, o aluno tem 3,33 minutos por questão na Fuvest – dentro deste tempo está embutido o tempo de passar [as respostas] para o gabarito. Na prática, ele tem 3 minutos por questão mais o tempo de passar no gabarito. Os alunos que vão prestar o Enem têm em média 3 minutos por questão incluindo o tempo de passar para o gabarito. É uma prova que exige muita velocidade. O grande segredo é saber selecionar as questões mais fáceis."

Filosofia e sociologia: "É uma matéria muito mais presente no Enem e isso exige um preparo mais específico."

História da arte: "Saber de estilos e tendências artísticas no Enem, coisa que não é comum na Fuvest."

Referências: "Ambas apresentam texto-base como referência da maioria das questões. A Fuvest organiza as provas por disciplina e o Enem por áreas. O enunciado do Enem se liga diretamente às alternativas na maioria das questões. É necessário relê-lo em conjunto com cada alternativa."

Redação: "O Enem tem um modelo de dissertação, mas com uma proposta de intervenção. Existe um problema que precisa ser resolvido e o aluno, na sua redação, precisa fazer uma proposta para a solução deste problema. Se preparar para esta redação é uma coisa que os alunos devem se atentar. É um estilo diferente do estilo da Fuvest."