Você é a sua melhor marca.

27/11/2013 - 06:53h

Quando se fala em marketing pessoal, muitas vezes nos vem à cabeça a ideia de consultores especializados dizendo como devemos nos vestir ou nos portar, de um culto à imagem que, não raro, substitui o conteúdo pela forma, de um mundo ilusório no qual “parecer” é “ser”. No entanto, o que proponho é bem diferente disto. Vivemos em um mundo no qual a interação com as outras pessoas é fundamental. Quanto mais bem-sucedida for essa interação, maiores são nossas chances de ascender profissionalmente e conquistar nossos sonhos e metas. E essa interação passa pela percepção que os outros têm de nós.

Você é seu próprio outdoor. Um ditado nos diz que “quem não é visto, não é lembrado”. O certo seria dizer que nem todos que são vistos são lembrados. Se não causar uma impressão favorável e duradoura, mesmo sendo visto, dificilmente você será lembrado.

Causar impressão não é obra do acaso. Há um trabalho que deve ser feito para que sua imagem reflita o seu potencial e capacidade,  especialmente para as vendas. E estamos sempre vendendo: produtos, serviços, a ideia de que somos a pessoa certa para determinada função, que merecemos ser promovidos, que podemos dar conta do recado, que nossos negócios merecem a confiança do público, que somos dignos de crédito, que vale a pena investir em nós. O problema é que existem milhões de pessoas fazendo a mesma coisa. Para destacar-se, então,  é preciso explorar aquilo que torna você único e diferente.

Eis aqui um bom ponto de partida. Você sabe qual é o seu diferencial? Seu trabalho pode ser igual ou similar ao de milhares de outros profissionais. Contudo, o jeito de realizá-lo é só seu. Cabe a você anunciar isto e criar sua marca registrada, aquilo que faz com que, em meio a uma concorrência competitiva e acirrada, os seus serviços sejam lembrados e solicitados não só por clientes fiéis, mas também por outros aos quais você foi recomendado.

Essa é uma das características do bom marketing pessoal, o efeito cascata. Se o marketing for bem-feito, não existe desperdício. Uma única pessoa bem-impressionada com você irá indicá-lo a outras - mesmo que ela própria não use os seus serviços. Por isto, não caia na ilusão de pensar que não vale a pena investir em fulano ou beltrano  com a justificativa de que “eles não vão comprar nada mesmo”.

Siga o Ser Universitário!
Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: O Amarelinho