Ser Universitario
 

Você pensa dentro ou fora da caixa?

11/01/2014 - 06:48h

Por Wesley Barbosa

Inovação é a ação que torna algo novo novamente. É como trocar de roupa, colocar um novo perfume e óculos novos, deixa-nos diferentes, mas essencialmente continuamos o mesmo. Isso é inovar, trazer novas perspectivas, cores, sentidos, para serviços e produtos.

A inovação surge sempre que precisamos resolver alguma problemática, sempre que precisamos preencher algum espaço, por isso tem como sua principal patrocinadora a necessidade. Onde há necessidade, há inovação. Ou, ao menos deveria!

Muito se pede para acessar ambientes novos, para que se possa ter ideias novas e assim inovar, essa percepção nos levou a criar a mágica e famosa frase ‘Pense fora da caixa’. Você acha mesmo que é assim que se inova? Não! Estudos comprovam que as inovações nascem de templates, seguem padrões e são criadas dentro de uma perspectiva de conhecimento e de familiarização dos processos, para se inovar é preciso PENSAR DENTRO DA CAIXA!

SIT (Systematic Inventive Thinking), é um sistema que foi criado para explicar exatamente isso, como inovamos e porque PENSAR DENTRO DA CAIXA para obter melhores resultados de inovação. Ele traz cinco templates que poderemos seguir, ou já seguimos mesmo sem saber, para dar novos horizontes a produtos antigos: Subtração, Multiplicação, Divisão, unificação de tarefas e dependência de atributo.

É possível ver todas cinco templates no nosso dia a dia, em produtos que usamos ou mesmo nos nossos métodos de trabalho. Entrarei em detalhes sobre as cinco templates de como PENSAR DENTRO DA CAIXA para inovar, nos posts seguintes.

Basicamente o SIT nos mostra que é DENTRO DA CAIXA que encontraremos as respostas para nossas perguntas, pois estamos mais familiarizados com este ambiente. Inovação é feita de pessoas e para pessoas, e quanto mais envolvemos pessoas que entendem do processo ou produto que estamos inovando, maior a probabilidade de inovarmos.

Aguardem cenas dos próximos capítulos!

Think inside the box,

Wesley perfil

Wesley Barbosa é PMD Market Development Lead no Facebook. Foi o executivo responsável por trazer o Baidu ao Brasil, o segundo maior site de busca do mundo. Estudou em Harvard, tem 27 an

- See more at: http://vagas.com.br/profissoes/oraculo/inovar-e-pensar-dentro-da-caixa/#sthash.LvAI4XG0.dpuf
Fonte: Vagas


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias