As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil estão abertas.

29/06/2015 - 15:18h

Untitled Document

Uma Pátria Educadora se faz com Educadores de verdade

Apresentação

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério Da Educação que, por meio da Secretaria de Educação Básica juntamente com as organizações parceiras, está na 9ª edição.
A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.
Sabemos que registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do Professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.
Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

Em 2015, temos seis categorias:
Creche
Educação Infantil Pré-escola
Educação Infantil Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos
Anos iniciais do Ensino Fundamental 4º e 5º anos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio

As inscrições realizadas nas categorias "Ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º a 9º anos e Ensino Médio" devem ser enquadradas em uma das quatro seguintes áreas: ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas.

Objetivos do Prêmio:

• reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil;
  • valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações;
  • dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino;
  • estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.

Fonte: premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

Mais Mercado de Trabalho