Capes e Natura lançam prêmio inovador

12/11/2015 - 09:02h

Excelência em Pesquisa

Com o objetivo estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à sustentabilidade e biodiversidade, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a multinacional brasileira de cosméticos Natura, lançaram o Prêmio Capes Natura-Campus de Excelência em Pesquisa. Além de certificados de passagens, a iniciativa prevê R$ 25 mil aos artigos vencedores.

12112015-premio-capes-natura-IMG-6623
(Foto:Haydée Vieira - CCS/Capes)

A cerimônia de lançamento aconteceu nesta quarta-feira, 11, durante a programação em comemoração ao aniversário de 15 anos do Portal de Periódicos. Durante o evento, o presidente da Capes, Carlos Nobre, destacou a inovação do Prêmio Capes Natura de selecionar artigos científicos em vez de teses ou dissertações. "A tradição na Capes é de valorizar a formação de recursos humanos, especialmente em doutorado, na forma de premiação a teses. Desta vez, iremos premiar um trabalho científico originário de uma tese de doutorado ou de uma dissertação de mestrado. Queremos incentivar cada vez mais que as teses e dissertações gerem artigos de alto nível e relevância e assim potencializar a cultura de disseminar os resultados nos melhores periódicos do mundo. O Brasil numericamente é o 13º em produção científica, mas temos uma grande responsabilidade de aumentar a qualidade e o impacto dessa produção para a sociedade. Para isso, vamos buscar os artigos de altíssima qualidade e isso certamente será um modelo para futuros prêmios", ressaltou.

12112015-premio-capes-natura-IMG-6608
(Foto: Haydée Vieira - CCS/Capes)

Para Nobre, a temática do prêmio tem sua principal relevância ao promover a incorporação da riqueza da biodiversidade do país para a matriz econômica. "A manutenção dos ecossistemas dependem criticamente de encontrar usos para a biodiversidade. Na economia do país ainda é algo marginal e o potencial é gigantesco. Precisamos ir além de conhecer, esse é o primeiro passo, devemos dar uso sustentável. O valor de estudar a biodiversidade é muito importante para a comunidade científica, para o país e para o planeta. Temos programas de pós-graduação na área de biodiversidade em todas as regiões do Brasil, precisamos agora valorizar essa produção e enfrentar o seguinte desafio: que no futuro não precisemos importar conhecimento sobre a nossa própria matriz ambiental", concluiu.

O diretor de inovação da Natura, Gerson Pinto, enfatizou a inovação e sinergia da parceria com a Capes. "Estamos animados e acreditamos no prêmio para estimular pesquisas na área que o mundo tanto precisa. Esperamos que essa iniciativa sirva de estímulo para outros agentes do setor produtivo. A preocupação socioambiental está presente no cotidiano de nossa empresa e acreditamos que sempre podemos fazer mais e buscar soluções inovadoras, num conceito aberto e colaborativo. Assim surgiu o Prêmio Capes Natura".

12112015-premio-capes-natura-IMG-6709
(Foto: Haydée Vieira - CCS/Capes)

Podem concorrer ao Prêmio trabalhos individuais ou em coautoria, de portadores do título de mestre ou doutor ou matriculados em programas de mestrado ou doutorado, vinculados à instituição de pós-graduação e pesquisa e reconhecidos pelo Ministério da Educação. A inscrição do trabalho deverá ser feita exclusivamente pelo site http://pcn.capes.gov.br até às 18h do dia 21 de dezembro de 2015.

A cerimônia de premiação está prevista para o dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente. Saiba mais sobre o Prêmio.

(Pedro Arcanjo)

Fonte: Capes