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Como fidelizar os clientes na sua pequena empresa?

03/05/2016 - 13:44h

Sabe aquela história de que “o cliente tem sempre razão”? Sabemos que nem sempre é exatamente assim, mas a lição por trás dessa frase é valiosa: o cliente é essencial para o sucesso do seu negócio, seja ele uma multinacional ou uma pequena empresa, por isso é necessário entender muito bem as suas necessidades.

A internet e as mídias sociais deram novas vozes aos consumidores – eles podem interagir com as marcas com muito mais facilidade e possuem expectativas altas em relação ao atendimento – por isso a sua empresa não pode poupar esforços para conhecê-los, ouví-los e surpreendê-los. Um cliente fiel tem um grande potencial para tornar-se embaixador da sua marca e trazer com ele muitos prospects, assim como o insatisfeito pode causar problemas sérios à imagem e reputação da sua empresa.

Por esse motivo, em sua estratégia de marketing é preciso contemplar ações para retenção e fidelização de clientes. Você ainda não tem uma estratégia de marketing para pequenas empresas e não sabe por onde começar? Fique tranquilo que não é tão complicado quanto parece! Aqui vão algumas dicas para encantar seus clientes:

Conheça o perfil do seu público

Não adianta atirar para todos os lados, o que vale mesmo é o tiro certeiro: saiba quem são os seus clientes, onde estão, do que gostam e o que esperam de seus produtos/serviços. Só assim você será capaz de direcionar seus esforços estrategicamente para conquistá-los.

Invista no atendimento

Atender de forma satisfatória não basta, é preciso superar as expectativas e criar um vínculo afetivo entre a sua marca e o cliente. O comprador deve sentir-se especial em todos os momentos que tiver contato com a empresa, tanto no mundo físico quanto no virtual. Uma dica para mensurar o seu atendimento é pensar sempre na forma como você gostaria de ser atendido pelas empresas. 

Garanta uma boa experiência de compra

Quando o cliente entrar na loja, uma equipe bem treinada deve estar pronta para recebê-lo. O mesmo vale para quando ele acessar a sua loja virtual: a jornada de compra deve ser simples e fácil, podendo ser concluída em poucos cliques. E na hora de pagar, disponibilize opções variadas de pagamentos online, como cartão de crédito e boleto bancário.

Ofereça vantagens aos clientes fiéis

Essa base de clientes é a principal fonte de faturamento da sua empresa, então não meça esforços e dê um tratamento VIP sempre que possível: programas de fidelidade, descontos especiais, promoções exclusivas, etc.

Monitore

Acompanhe o que está sendo dito sobre a sua marca e seus produtos/serviços. Entender a percepção do público, bem como interagir com ele, é uma etapa fundamental da fidelização. As ações de marketing e relacionamento também devem ser monitoradas e avaliadas, já que somente através da medição de resultados será possível mensurar a efetividade do seu planejamento estratégico.

É normal surgirem dúvidas sobre como administrar uma pequena empresa ou a melhor forma de fidelizar clientes, mas seguir essas dicas é um bom começo! Coloque em prática e depois nos conte se deu certo.

Baixa Guia F2B estratégia competitiva.

 


Fonte: Marketing F2b


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