Como publicar com sucesso em periódicos de alto impacto

21/01/2016 - 07:32h

Embora voltado a pesquisadores em início de carreira, o conteúdo do webinário também é super recomendado a pós-graduandos e acadêmicos em fase mais adiantada, ajudando-os a superar as principais dificuldades do processo de publicação

A Editage, empresa de comunicação científica, volta a promover os webinários online, eventos gratuitos que em 2015 contaram com a inscrição de cerca de três mil pesquisadores, em sete sessões. A programação do ano inicia-se com o webinário “Dicas para publicar com sucesso: tenha seu artigo aceito na Revista”, no dia 26 de janeiro, às 15h (horário de Brasília). Durante a sessão, o público acadêmico receberá orientações sobre os erros mais comuns a serem evitados na redação de textos científicos e que podem causar a rejeição dos trabalhos pelos periódicos. A sessão será conduzida por Karin Hoch Fehlauer Ale, Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora em nível pós-doutorado, tradutora e instrutora de renome internacional. O evento será realizado através do Editage Insights, portal de educação responsável por sediar webinários e workshops. Os interessados em participar devem inscrever-se pelo site https://www.brighttalk.com/webcast/9615/188231até a data do evento.

Embora se trate de uma sessão introdutória, voltada principalmente para pesquisadores iniciantes, este webinário também é recomendado para pós-graduandos e acadêmicos em fase mais avançada, que desejam publicar com êxito em periódicos de alto impacto. Para facilitar a compreensão, o conteúdo é dividido em dois blocos. Na primeira parte a palestrante apresenta uma série de erros estruturais corriqueiros, cometidos usualmente por autores ao elaborarem seus trabalhos científicos, além de transmitir dicas valiosas sobre como evitar esses equívocos. No segundo bloco, serão passadas orientações práticas para avançar com sucesso em todas as etapas do processo de publicação.

Os webinários apresentados pela Doutora Karin Hoch Fehlauer Ale foram muito apreciados pelos participantes da programação Editage 2015, por conta de seus sólidos conhecimento e grande habilidade didática. Com vasto know-how em redação de trabalhos científicos, a pesquisadora tem publicado vários artigos em revistas de renome e é autora de diversas propostas de financiamento para projetos em âmbito nacional e internacional e atualmente integra o conselho editorial da revista Zootaxa. Bióloga e Mestre em Ciências Biológicas pelo Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora em Ciências Biológicas pelo Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), atua como pesquisadora em nível de pós-doutorado há seis anos em diferentes instituições, incluindo o Centro de Biologia Marinha da USP, o Life Sciences Departamentodo Natural History Museum of London (NHM) e o Centro de Estudos do Mar da UFPR. Ainda na área acadêmica, desenvolve textos didáticos sobre divulgação científica para sites de universidades, coorienta alunos de pós-graduação e ministra cursos acadêmicos e escolares. Além disso, é tradutora de português para o inglês (e vice-versa) de artigos na área de Ciências Biológicas.

Sobre a Editage

Criada em abril de 2002 com o objetivo de acelerar a comunicação científica global, a Editage é uma divisão da Cactus Communications. Seus serviços e programas educacionais já apoiaram mais de 80 mil autores em 116 países no processo de publicação em periódicos de alta qualidade. Dispõe de uma das maiores equipes de editores trabalhando em tempo integral,  mais de 1400 editores com inglês como língua nativa e experts em publicação em mais de 1200 áreas do conhecimento. A Editage prioriza a alta qualidade de serviços e é parceira de renomadas editoras do mercado da publicação.

A Editage, em comparação com as empresas de seu segmento em todo o mundo, tem o maior número de editores certificados pela BELS (Board of Editors in the Life Sciences) e CMPP (Certified Medical Publication Professional), além disso, conta com Sistemas certificados pelo ISO/IEC 27001:2013, que garante a segurança dos manuscritos. Por meio do Editage Insights, portal de educação, promove consistentes webinários e workshops, pelos quais já passaram mais de sete mil autores. Membro de organizações como o Committee on Publication Ethics (COPE), defende as práticas de publicação ética.

A Editage tem escritórios nos Estados Unidos, Índia, Japão, China, Singapura e Coreia do Sul e representantes locais no Brasil, em Taiwan e na Turquia.

Fonte: EPR Comunicação Corporativa

Mais Mercado de Trabalho