Como ser bem sucedido na publicação de trabalhos científicos

19/10/2015 - 18:20h

O evento, que acontece no dia 27 de outubro, discutirá como evitar os tradicionais erros que podem ocasionar a rejeição de manuscritos.  A sessão será conduzida pela doutora Karin Hoch Fehlauer Ale, pesquisadora pós-doc de diferentes instituições, como Centro de Biologia Marinha da USP, o Life Sciences do Natural History Museum of London (NHM) e o Centro de Estudos do Mar da UFPR

A Editage, empresa de comunicação científica, promove agora em outubro uma conferência online gratuita para orientar o público acadêmico em relação aos erros mais comuns cometidos durante a redação de textos científicos e que podem provocar, inclusive, a rejeição dos trabalhos pelos periódicos. A sessão será conduzida por Karin Hoch Fehlauer Ale, Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora em nível pós-doutorado, tradutora e instrutora de renome internacional. O evento será realizado através do Editage Insights, portal de educação responsável por sediar webinários e workshops e por treinar mais de sete mil autores em todo o mundo. Os interessados em participar devem inscrever-se pelo site https://www.brighttalk.com/webcast/9615/174287  até a data do evento.

Intitulado “Dicas para publicar com sucesso: tenha seu artigo aceito na Revista”, o webinário acontece no dia 27 de outubro, às 15 horas. Embora se trate de uma sessão em nível introdutório, voltada principalmente para pesquisadores em início de carreira, o tema é de grande relevância para profissionais em todas as fases, que desejam publicar com êxito em um periódico de alto impacto. O conteúdo será dividido em dois blocos. No primeiro serão abordados alguns erros estruturais corriqueiros que muitos autores cometem ao escreverem seus manuscritos e também serão compartilhadas dicas sobre como evitá-los. Já no segundo bloco, serão dados direcionamentos práticos para facilitar a navegação pelo processo de publicação.

A temática deste webinário é complementar aos dois workshops presenciais realizados pela Editage no Brasil, em setembro, ambos sobre “Estratégia e dicas para escrever um artigo de alta qualidade”, que reuniram mais de 300 participantes, e também foram ministrados pela Doutora Karin.

A Doutora Karin é Bióloga e Mestre em Ciências Biológicas pelo Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora em Ciências Biológicas pelo Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e atua como pesquisadora em nível de pós-doutorado há seis anos em diferentes instituições, incluindo o Centro de Biologia Marinha da USP, o Life Sciences Departamento do Natural History Museum of London (NHM) e o Centro de Estudos do Mar da UFPR. Com vasto know-how em redação de trabalhos científicos, a pesquisadora tem publicado em seu nome vários artigos em revistas de renome e é autora de diversas propostas de financiamento para projetos em âmbito nacional e internacional, atualmente integra o conselho editorial da revista Zootaxa. Ainda na área acadêmica, desenvolve textos didáticos sobre divulgação científica para sites de universidades, coorienta alunos de pós-graduação e ministra cursos acadêmicos e escolares. Além disso, é tradutora do português para o inglês e vice-versa de artigos na área de Ciências Biológicas.

O endereço https://www.brighttalk.com/webcast/9615/174287 dá acesso direto ao webinário. No site www.editage.com.br e nas páginas oficiais da companhia no Facebook e também no Twitter os pesquisadores podem acompanhar as novidades sobre os treinamentos ministrados pela Editage em português, tanto presenciais como online.

Sobre a Editage

Criada em abril de 2002 com o objetivo de acelerar a comunicação científica global, a Editage é uma divisão da Cactus Communications. Seus serviços e programas educacionais já apoiaram mais de 80 mil autores em 116 países no processo de publicação em periódicos de alta qualidade. Dispõe de uma das maiores equipes de editores trabalhando em tempo integral,  mais de 1400 editores com inglês como língua nativa e experts em publicação em mais de 1200 áreas do conhecimento. A Editage prioriza a alta qualidade de serviços e é parceira de renomadas editoras do mercado da publicação.

A Editage, em comparação com as empresas de seu segmento em todo o mundo, tem o maior número de editores certificados pela BELS (Board of Editors in the Life Sciences) e CMPP (Certified Medical Publication Professional), além disso, conta com Sistemas certificados pelo ISO/IEC 27001:2013, que garante a segurança dos manuscritos. Por meio do Editage Insights, portal de educação, promove consistentes webinários e workshops, pelos quais já passaram mais de sete mil autores. Membro de organizações como o Committee on Publication Ethics (COPE), defende as práticas de publicação ética.

A Editage tem escritórios nos Estados Unidos, Índia, Japão, China, Singapura e Coreia do Sul e representantes locais no Brasil, em Taiwan e na Turquia.

Fonte: EPR Comunicação Corporativa

Mais Mercado de Trabalho