Engenheiro faz carreira na área de gás natural

03/11/2015 - 09:07h

Ele coordena a gestão de grandes projetos de expansão da rede de distribuição da Comgás.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em 1997, Marco Antonio Fonseca Coutinho tem hoje um cargo de grande peso e responsabilidade na empresa em que atua. O Gerente de Projetos Especiais da Comgás, companhia que atua no setor de gás natural no país e tem 1,4 milhão de clientes, trabalhou muito duro pra chegar aonde chegou, e a Universidade foi o pontapé inicial na sua carreira.
As oportunidades apareciam e o engenheiro as agarrava com bastante determinação. “Durante meus estudos tive a oportunidade de estagiar e trabalhar junto a diversos escritórios de Engenharia, onde pude realizar trabalhos que me permitiram aplicar o que aprendia na Universidade”, conta Marco Antonio.
Durante seus quatro anos de UNITAU, a união entre os colegas foi o que mais lhe marcou. Nesse período, Coutinho gostava de ajudar os outros universitários nos estudos. “Sempre fui muito dedicado aos estudos e sempre estava disposto a auxiliar os colegas durante as épocas de provas. Sempre gostei muito de cálculos e de informática”, conta ele. Ele destaca que, Professores como, por exemplo, Antonio Marmo de Oliveira e Anselmo Monteiro, contribuíram muito para a sua formação.
Hoje, sua rotina de trabalho se baseia em estudos e na implementação de projetos de grande porte da Comgás. “A rotina é muito dinâmica, pois diariamente trabalho em diversos campos da gestão de projetos, tendo a engenharia do suprimento de gás natural como base”, explica Marco.
 Carreira
Ao atuar em uma empresa de grande porte, os desafios e as conquistas estão sempre presentes, relata ele. “Fui gerente regional no Vale do Paraíba e Alto Tietê entre 2010 e 2013, responsável pelo desenvolvimento do mercado residencial e comercial nas cidades de Mogi das Cruzes, de São José dos Campos e de Taubaté, período em que construímos mais de 500 km de tubulação e conectamos mais de 30.000 novos clientes”, relatou.
A dica do engenheiro para uma carreira de sucesso é buscar sempre novas estratégias e estar atualizado sobre o Mercado De Trabalho e suas carências. “Quem faz a diferença é o aluno e a sua dedicação aos estudos, e na época atual, com internet, tudo está mais fácil. Porém, a competitividade no mercado de trabalho está maior hoje.”

Fonte: Unitau

Mais Mercado de Trabalho