Projeto cultural contribui para a formação dos estudantes da área de saúde do UNIFESO

20/04/2016 - 08:52h

Com o objetivo de ajudar na formação cultural, intelectual e humanística dos estudantes, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) desenvolve o Programa de Literatura, Artes, Memória e Cinema (PLAMC). O projeto visa integrar aspectos culturais às atividades acadêmicas para estudantes, Professores e funcionários, além de promover, e divulgar produções, apresentações, festivais e concursos.

Idealizador do projeto, o Professor Daniel Pinheiro Hernandez explica que a ideia surgiu no grupo de História da Medicina, que é coordenado por ele. “Procuramos, através de vários elementos, humanizar os estudantes do CCS, ocupar os alunos com cultura. Nós temos acadêmicos que já escreveram livros sobre diversos temas, alguns são desenhistas por natureza e outros que gostam de fotografar. Pretendemos promover ações como concursos de fotografia, desenho, poesia e festivais de música. Ao se ocuparem com cultura, os alunos deixam de se interessar por atividades menos significativas”.

Em Literatura, o objetivo é promover oficinas, realizar eventos e produção de publicações, instalar a filial da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES) em Teresópolis, organizar reuniões literárias e elaborar concurso literário anual. Já em Artes o programa pretende fazer a realização de mostras e concursos artísticos nas categorias música, desenho, charge, escultura, fotografia e pintura.

Com a ajuda do grupo de História da Medicina, a atividade Memória visa obter, catalogar, guardar e apresentar itens como documentos, livros raros, fotografias, mobília, equipamentos e registros de participação em eventos. Além de incentivar a criação em todos os cursos os grupos de história, e também estimular a realização de eventos interligados à pesquisa e produção de obras históricas relativas a cada curso, contribuindo para preservar a memória institucional e contar a história de cada curso que compõe o CCS.

Para Cinema, o PLAMC quer apresentar obras cinematográficas que possibilitem a observação e a discussão de aspectos relativos à história, personagens, evolução e funcionamento de áreas e especialidades no âmbito da saúde.

Fonte: Unifeso

Mais Mercado de Trabalho