Senai-SP celebra acordo com instituição francesa especializada em construção civil

10/03/2016 - 15:07h

Memorando de entendimento com a École Nationale des Ponts et Chaussées prevê a cooperação nos campos da educação profissional de graduação e pós-graduação, da pesquisa e da inovação

Rosângela Gallardo e Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e a École Nationale des Ponts et Chaussées assinaram nesta quinta-feira (10/3), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, memorando de entendimento para parceria nos campos da educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação (MBA) em Building Information Modeling (BIM), da pesquisa e da inovação, além da promoção de experiências, do aumento da competitividade de empresas francesas e brasileiras e do fortalecimento do setor industrial dos dois países. A cerimônia fez parte do Seminário Internacional sobre o BIM.

O diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, e o diretor da École Nationale des Ponts et Chaussées, Armel de La Bourdonnaye, que assinaram o documento, reforçaram a importância da parceria para as duas instituições. “O relacionamento entre França e Brasil, por meio do Senai-SP, iniciou-se no final dos anos 30 e deste então é muito produtivo”, afirmou Vicioni. “Fico muito grato em selar mais esta parceria porque ela aumenta a conexão entre duas culturas latinas e propicia o acesso à tecnologia de ponta”, completou. Bourdonnaye afirmou que é missão de sua entidade acompanhar o desenvolvimento da indústria, fomentar a inovação do setor da construção civil e passar essa experiência a seus parceiros. “Somos líder no modelo de informação da construção”, declarou

Estabelecimento público de caráter científico, cultural e profissional, a École des Ponts é uma instituição de ensino superior e de pesquisa fundada em 1747, subordinada ao Ministério da Ecologia, do Desenvolvimento Sustentável e da Energia da França. A entidade é reconhecida internacionalmente por sua atuação nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente e engenharia e já diplomou mais de 18 mil pessoas ao redor do mundo.

O vice-presidente do departamento de engenharia civil da École Nationale des Ponts et Chausséss, Jean Michel Pereira, afirmou que a formação profissional oferecida será adaptada ao Brasil e que será montada uma plataforma de inovação para apoiar as empresas francesas com interesses comerciais no país. “Buscamos o Senai-SP por sua forte relação com a indústria e capilaridade com outras instituições de ensino.”

Seminário sobre o BIM, durante o qual foi assinada parceria entre Senai-SP e École Nationale des Ponts et Chaussées.

Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Fonte: Fiesp