Sesi de São José do Rio Preto vence etapa estadual do 7º Torneio de Robótica

07/12/2015 - 10:02h

A equipe Sesi Robotic Generation, de São José do Rio Preto, foi a grande campeã estadual do 7º Torneio Sesi-SP de Robótica, categoria First Lego League, que terminou neste domingo (6/12), em Presidente Epitácio.

Dos 170 times que iniciaram o torneio, na fase regional, apenas 42 se classificaram para a etapa estadual. Com a vitória no torneio estadual, os alunos de Rio Preto conquistaram a vaga para a competição nacional, que será disputada em março de 2016, em Taguatinga-DF. As outras equipes classificadas para o nacional são: Sesi Fênix (Bauru), Sesi Jedi’s (Jundiaí), Sesi Thunderbóticos (Rio Claro), Sesi Red Rabbit (Americana), Sesi MegaSnakes (Boituva) e Sesi Robotics School (Ourinhos).

As equipes com melhor desempenho no cenário nacional garantem vagas para competições internacionais. Na última edição do torneio nacional, a equipe de Birigui, foi a grande campeã. Com isso, o time do interior paulista garantiu vaga para o FLL World Festival, o maior e mais importante torneio mundial de robótica dessa categoria, disputado no mês de abril, em St. Louis, Estados Unidos. Na classificação geral os biriguienses ficaram entre os dez melhores e conseguiram a primeira colocação na modalidade Apresentação do Projeto de Pesquisa.

Outras equipes do Sesi-SP também mostraram todo o seu potencial em torneios internacionais. Os times de Boituva, Ipiranga (São Paulo), Valinhos e Bauru participaram do FLL Open African Championship, na África do Sul, em maio. A equipe do Ipiranga foi a grande campeã do torneio. Em julho, foi a vez dos alunos de Itapetininga e de São José do Rio Preto, que disputaram o FLL Asia Pacific Open, na Austrália. Na ocasião, o time de Rio Preto foi o campeão geral.

Para esta temporada, a competição tem como tema Trash Trek. Como parte do desafio, os alunos devem identificar problemas relacionados ao lixo e apontar soluções inovadoras para diminuir sua produção, indicar maneiras eficientes de realizar o reaproveitamento de resíduos, bem como o transporte e o armazenamento desses resíduos.

Os times também participam do Desafio do Robô, modalidade da competição em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

Para saber mais sobre o 7º Torneio Sesi-SP de Robótica e as equipes participantes, acesse: facebook.com/roboticasesi.

Equipes classificadas para o torneio nacional:

• Sesi Robotic Generation (São José do Rio Preto)
  • Sesi Fênix (Bauru)
  • Sesi Jedi’s (Jundiaí)
  • Sesi Thunderbóticos (Rio Claro)
  • Sesi Red Rabbit (Americana)
  • Sesi MegaSnakes (Boituva)
  • Sesi Robotics School (Ourinhos)

Premição do 7º Torneio Sesi-SP de Robótica, vencido pela equipe Sesi Robotic Generation. Foto: Mario Castello

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

Fonte: Fiesp