Universidade recebe empresas para discutir sobre formação profissional

07/03/2016 - 06:57h

Encontro realizado na sexta-feira, 4, deu início à aproximação da UNITAU com as empresas

Entender o que o Mercado De Trabalho precisa e formar profissionais mais qualificados para ocupar os postos de trabalho. Esse é um dos objetivos do encontro realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) com empresas e entidades da região nesta sexta-feira, 4.

O evento aconteceu no Sala de Conselhos da Reitoria da Universidade e contou com a participação de representantes da Confab, Embraer, General Motors, Gerdau e de associações como o CIESP (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo) Taubaté e São José dos Campos, e da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos. Também marcaram presença de representantes de veículos de comunicação e da imprensa regional.

Durante a reunião, os empresários falaram sobre suas experiências com seus colaboradores e como a Universidade pode ajudar na melhoria da formação e da qualificação dos profissionais que chegam ao mercado de trabalho. “Muitas vezes o aluno não entende porque está aprendendo determinada matéria. A aplicação da teoria na prática é de extrema importância, e por isso o estágio é fundamental para a formação do futuro profissional. Temos muitos estagiários da UNITAU na GM e termos esse momento para trocar informações é valioso para nós e para a Universidade”, afirmou Alaor Araújo, diretor geral de plataforma de São José dos Campos e Joinvile da General Motors.

Daniela Araújo gestora de Recursos Humanos da Gerdau reforçou a importância da formação comportamental dos alunos. “Nós vivemos um momento de mudança de cultura dentro da Gerdau e acredito que isso também faça parte da realidade de outras empresas. A questão comportamental é de extrema importância para formar um profissional completo”, afirmou.

“A solução para superar essas crises que parecem que não tem fim é essa união. Então, à medida que se estabelecem parcerias visa-se o fortalecimento e visa expansão, a UNITAU deixa de ficar dentro de si própria e passa a ser de todas as entidades vizinhas, e isso só pode dar bons frutos. Os resultados certamente serão muito bons”, disse Felipe Cury presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos.

O evento foi o pontapé inicial para estreitar mais o relacionamento da Universidade com as empresas. A proposta é que o grupo esteja presente nos eventos que a Universidade promove como a Feira de Oportunidade e Empreendedorismo e o Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia (CICTED). “Ficamos felizes e agradecidos pela participação dos empresários e representantes das empresas. A ideia é estarmos mais próximos e assim fortalecer o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia dentro da Universidade”, afirmou o Prof. Dr. José Rui Camargo, Reitor da UNITAU

O próximo encontro já tem data marcada e irá acontecer entre os dias 11 e 12 de maio. O 1º Meeting de Inovação Universidade Empresa será realizado no Departamento de Arquitetura  e irá oferecer palestras, minicursos e workshops voltados aos colaboradores das empresas.

Fonte: Unitau

Mais Mercado de Trabalho