Ser Universitario
 

A energia do empreendedor Brasileiro

Estratégia de MKT

Artigo escrito por Emerson Palmarin

Data 01/02/2012

Tudo começa com um sonho, a partir daí, iniciam todos os investimentos, principalmente o de energia para transformar o sonho em realidade.

Desde sempre ouvimos falar que é o “olho do dono é que engorda o gado”. Embora essa expressão não tenha registro de como foi criada ou quem foi seu criador, sabemos que esses ditos populares tentam generalizar um fato que é perfeitamente identificável no cotidiano das pessoas que só o olhar atento do empreendedor pode movimentar seu negócio para o sucesso.

Segundo pesquisa feita pelo SEBRAE, 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade, em 2 anos o índice cresce para 37% e nas empresas com até 5 anos de existência, 58% fecharam as portas por problemas como falta de planejamento prévio, gestão ineficiente, problemas pessoais do proprietário e comportamento pouco empreendedor dos seus investidores. O que ainda vemos em todos os segmentos de mercado são investidores que apostam tudo o que podem naquilo que pensam ser a idéia genial para resolver os seus problemas e infelizmente acabam nessas estatísticas.

Se voltarmos a analisar o dito popular “o olho do dono é que engorda o gado”, podemos dizer que “olho do dono” tem como objetivo evidenciar o processo de supervisão do seu empreendimento, escritório ou comércio no qual está envolvido certo número de funcionários ou um responsável, que por sua vez, deveria substituir o investidor em todas as funções, porém, esse mesmo não é o dono do negócio, trata-se de um funcionário ou sócio que pode não estar totalmente integrado ou sentir-se responsável por ajudá-lo na recuperação do seu investimento inicial.

Segundo características dos empresários com registro na Jucesp, em 2007, 62% afirmam ter tido experiência anterior no setor, mas 32% estavam ocupados como empregados de empresas privadas não podendo dedicar tempo integral para gerir sua própria empresa, dividindo suas atividades como funcionário de uma empresa e dono de outra.

Já a parte da expressão “engorda o gado”, está mais ligada ao processo energético do ser humano em suas variáveis intra-fisicas. Engordar o gado não é somente dar o alimento necessário para o ganho de sobrepeso, mas também faz parte de um processo de limpeza, cuidado e zelo com o objeto de estima. Cuidar do seu gado a ponto de engordá-lo é dedicar-se manifestando a energia necessária para que não haja nenhuma interferência em seu desenvolvimento.

Não é de hoje que sabemos que o ser humano tem o poder de transformar tudo a que se dedica, desde transformar trigo em pão até mesmo na construção de grandes obras arquitetônicas. Gerar energia influenciada por pensamentos e sentimentos é energia consciêncial, ou seja, por influência da consciência que por sua vez está atuante em todo momento, principalmente quando envolvida nos afazeres diários gera um campo propício ao desenvolvimento. Em resumo, é fácil entender a dinâmica da energia quando estudada por uma matéria multidisciplinar de pesquisa usada na física quântica para mostrar que nosso corpo é controlado e regulado pelo sistema de energia humana, esse é um ramo da medicina quântica que manipula a energia do corpo até mesmo para tratar e prevenir doenças.

O novo empresário não pode ser aventureiro, é preciso ter segurança que seu negócio é prospero e possui aceitação no mercado, deve preparar-se antecipadamente, procurar os órgãos competentes e manter monitoria sobre o segmento de mercado que irá atuar. Equilibrar gastos com fornecedores e investir nos canais de vendas mais apropriados para seu negócio são atividades rotineiras para um negócio sadio e competitivo.

Acima de tudo, é necessário estar 100% presente manifestando todos os pensamentos, sentimentos e energias para o fortalecimento do seu negócio.

Bibliografia
Kotler, Philip, Marketing 3.0 1. ed. Campus , 2010.
SEBRAE: Biblioteca – 12 anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade das empresas.
USP: Biblioteca – Sobrevivência e mortalidade das Empresas Paulistas empresas.
IBMQ – Instituto Brasileiro de Metodologia
IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Consciênciologia
JUCESP
 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
1 comentário(s) realizado(s) até o momento
Adriana Lages
Parabéns!!!
02/02/2012
Emerson adorei o artigo, a divisam deste dito popular tão verdadeiro, faz todo sentido. Bjs.


Emerson Palmarin

Emerson Palmarin - Estratégia de MKT

Graduado em Comunicação Social. Especialista em Gestão Empresarial e MBA em Marketing. Possui experiência nas áreas de marketing, processos e produtos em empresas de Telecomunicações como Claro, Vivo, Embratel, GVT e Telefônica. Consultor de Marketing para instituições de ensino e Professor do MBA de Marketing e Vendas e cursos de pós graduação da faculdade Anhanguera Educacional.
Outras informações
Desde 19/12/2011
2 artigo(s) escrito(s)
3055 acessos em artigos