Ah, essa Dona Constância ... imprescindível !

História, Filosofia e Gestão Escolar

Artigo escrito por Marcos Sérgio da Silva

Data 13/05/2014

Ah, essa Dona Constância ... imprescindível !

O filósofo Aristóteles, há um “tempinho” atrás ( cerca de 3.200 anos ! ) já pontuava, com muita clareza, a chave para o sucesso: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”

Fazer repetidamente... constantemente !

A palavra Constância vem do Latim com-, intensificativo, mais stare, com o sentido de “permanência, firmeza, segurança”.

Quem de nós, algum dia desses, já não acordou no “pique total” para correr em busca do sucesso, realizar seus sonhos, recomeçar vida nova, atingir objetivos  ... ?

Aquele entusiasmo que nos faz estabelecer prazos e metas, nos faz elaborar estratégias e táticas. Nos sentimos já “quase lá” naquilo a que nos propomos: “A partir de hoje eu vou fazer isso e isso !”

Mas, porém, todavia, contudo ... eis que o dia passa, vem outro dia, e mais outro, passa-se uma semana, quinze dias, um mês ... e aquele cupinzinho chamado “rotina” vai corroendo nosso entusiasmo de grão em grão.

E, sem nos darmos conta, aquilo que devíamos fazer, diariamente, constantemente, para tornar-se um hábito, fica de lado. O cronograma se mostra atrasado, as metas ficam para trás e os objetivos esquecidos.

Ainda que nossa vida seja de altos e baixos é necessário tornar-se amigo de Dona Constância.

Sabe quantos minutos tem um dia ?

Cálculo rápido: 1 dia = 24 horas x 60 minutos cada = 1.440 minutos !

Se é que posso lhe dar uma simples sugestão para cultivar sua amizade com essa “Dona”, permita-se, desses 1.440 minutos, reservar apenas 10, logo pela manhã. Nesses 10 minutos, sem muito barulho, entre em contato consigo mesmo... repasse na mente aquilo que quer ser e aquilo que deseja alcançar. Pergunte-se o que pode fazer, nesse dia, para ficar mais perto de seus sonhos. “Passão ou Passinho” ... mas passo ! Grandes jornadas se fazem assim... um por vez.

Se preciso for, escreva algo motivador, que possa ler todas as manhãs. Nada extenso ou complicado. Algo que alinhe o seu coração e sua mente. Seja esse o seu “mantra”. Repita-o quantas vezes for e achar necessário.

Dona Constância não é fácil, mas sem ela, estamos fadados ao fracasso. Nesse caso, melhor ser amigo. Melhor estar próximo. Que tal começar ?

Sucesso pra você !

Comentários & opiniões
Comente, participe!

Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM,
seráo removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento

Marcos Sérgio da Silva

Marcos Sérgio da Silva - História, Filosofia e Gestão Escolar

Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Tecnólogo em Marketing e pós-graduado em Gestão Universitária. Diretor Administrativo do Centro Universitário Salesiano de 2000-2005. Secretário Municipal da Infância, Juventude e Cidadania de Lorena (2004-2005), Diretor da ONG PROVIM (Programa Vida Melhor), ligada à Rede Salesiana de Ação Social. Atualmente é diretor do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Oratório) na cidade de Cruzeiro, SP. Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Educação.
Desde 20/11/2009
6 artigo(s) escrito(s)