Ser Universitario
 

“Atividades de Verão - 2014” da Escola SEEDUC-RJ

Professora de Química

Artigo escrito por Cristiana de Barcellos Passinato

Data 22/02/2014

Fui convidada para dar uma palestra em fevereiro na Escola SEEDUC-RJ que é um espaço destinado a cursos de educação continuada de profissionais da educação da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.


Fui à reunião e já lá gostei do que assisti. Assisti às prévias dos projetos de oficinas, palestras, mini-cursos, exposições, uma gama de possibilidades e materiais de várias áreas, mas uma coisa existia em comum: muita vontade de trocar entre os profissionais que ali voluntariamente se dispunham a apresentar suas experiências exitosas em espaços escolares.


Quando, em particular me foi solicitado o material e recursos que eu gostaria de usar, quis ser simplista, mas pensei no momento sobre como apresentar meu conteúdo. Lembrei que não gosto de ir à palestras e não receber nada para levar para casa, nem sequer as referências, a apresentação do palestrante, e assim elaborei um material exclusivo a quem iria ao momento comigo, ou seja, confeccionei uma apostila especialmente para o momento que a Escola SEEDUC se disponibilizou a imprimir sem problemas. Depois pensei em levar o pôster do simpósio que fui em Minas Gerais, na cidade de Lavras e o trabalho que foi apresentado foi muito bem visitado e recebeu elogios e críticas muito construtivas. E realmente esse material foi distribuído e o pôster foi exposto e a composição disso tudo foi a apresentação que fiz em projeção com auxílio de um datashow em um quadro branco.


A aula foi muito agradável. Houve um tempo muito pequeno de divulgação no site de Secretaria, por isso o número reduzido de profissionais presentes, mas essas pessoas vindo de longe me fizeram me esforçar mais ainda para fazer daquele momento produtivo, e realmente foi.


Expus, na primeira hora da palestra como foi desenvolvida e realizada a aula expositiva do tema escolhido “iogurte”, depois segui conversando sobre as atividades de avaliação e a coleta de elementos para o estudo da química orgânica através dos resultados dos trabalhos apresentados pelos alunos envolvidos nas escolas em que se realizou tal atividade. Na segunda hora, usamos o espaço para exercício do profissional que estava ali como público alvo e foi pedido depois da explicação resumida do que seria um plano de trabalho ou plano de aula que desenvolvessem também o piloto de um plano para uma atividade expositiva tal como a que foi apresentada.


Foi excelente o resultado final. Pois eram de áreas diversas e a troca, as ideias e o desfecho da aula foi incrível.


Convido a todos a assistirem a aula em vídeo, pois ela foi registrada e baixem também o conteúdo distribuído e apresentado. Espero que seja de grande valia e que estimule a muitos outros professores e profissionais na nossa área a realizarem esse tipo de atividade.



Fiquem a vontade para comentar aqui no Ser Universitário, ou no link


http://twixar.me/HM3


Cristiana de Barcellos Passinato


Siga o Emprego-YouCan no Facebook


Siga o Ser Universitário!



Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook 

Nos            siga no TwitterTwitter

Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin


 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento


Cristiana de Barcellos Passinato

Cristiana de Barcellos Passinato - Professora de Química

Carioca, Professora Estadual SEEDUC-RJ, Especialista em Políticas Públicas e Projetos em Espaços Escolares, pela Faculdade de Educação da UFRJ e Mestranda em Ensino de Química UFRJ
Outras informações
Desde
44 artigo(s) escrito(s)
40405 acessos em artigos
Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato

Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato