Ser Universitario
 

Desmistificando o Marketing

Estratégia de MKT

Artigo escrito por Emerson Palmarin

Data 19/12/2011

Lembro do tempo em que as pessoas diziam que marketing era dizer algo bom do que é ruim.

Lembra desse tempo? Meu pai, ao assistir TV, criticava com muita ênfase a propaganda da margarina que tinha uma família perfeita, filhos lindos e sadios consumindo margarina no café da manhã; aquela mesma que o médico proibiria de comer enquanto seu colesterol não ficasse com melhores índices.

Pois bem, duas décadas depois, algumas pessoas ainda vêem o marketing como uma forma de mascarar os pontos negativos com enganações e mentiras.

Marketing vai muito além de dizer coisas sobre algo. Estamos falando aqui em estudos, estatísticas, tendências, inovações e desejos.

Se no século passado, a literatura dizia que Marketing era “uma relação de troca entre desejo e satisfação com o consumidor”, hoje, basta olhar ao redor para ver que as empresas estão constantemente superando a arte de conquistar e manter seus clientes com as mais diversas técnicas empregadas pelo Marketing, atuando de forma tão profunda, que podemos até dizer que: “empresas precisam amar verdadeiramente seus clientes, pois só quem ama, cuida a ponto de não decepcionar a outra pessoa, quem ama se antecipa a seus desejos e realiza de forma pró-ativa ao ser amado”.

As boas empresas investem e não poupam esforços para identificar em seu consumidor a relação emocional com o produto, sua freqüência de compra e o quanto interagem com a empresa fabricante, mantendo viva a relação entre fabricante, varejo, prestador de serviço e o consumidor.

Na busca pela inovação e pelo bem social de forma sustentável, vale reinventar o passado e olhar para o consumidor e seu meio ambiente como uma cadeia de valor renovável. Empresas que não possuem em sua missão ou visão a sustentabilidade não sobreviverão por muito tempo em um mercado com consumidores tão exigentes e conscientes de sua missão nesse planeta.

A propaganda de margarina continua a passar nos intervalos das novelas, mas poucos se sentam no sofá para assistir, sendo o mais comum ouvir de longe na TV de LED, enquanto conectados ao notebook, lemos nossos e-mails, ouvimos música, ao mesmo tempo que o jantar está sendo aquecido no microondas.
 

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2 comentário(s) realizado(s) até o momento
Célio Rodrigues
Lembranças
19/12/2011
"Lembro do tempo em que as pessoas diziam que marketing era dizer algo bom do que é ruim..." Os comentários se adequam a cada período em que vivemos, a profissão de Vendedor, que hoje muitos almejam, já foi motivo de muitas portas fechadas.
O que realmente importa é como realizamos o trabalho. Com honestidade e acreditando no que se faz, contribuindo para a vida das pessoas e para a nossa própria com a realização do TRABALHO!Muito bom este artigo!
Renato
Técnicas
19/12/2011
Interessante esta frase: “empresas precisam amar verdadeiramente seus clientes, pois só quem ama, cuida a ponto de não decepcionar a outra pessoa, quem ama se antecipa a seus desejos e realiza de forma pró-ativa ao ser amado”.


Emerson Palmarin

Emerson Palmarin - Estratégia de MKT

Graduado em Comunicação Social. Especialista em Gestão Empresarial e MBA em Marketing. Possui experiência nas áreas de marketing, processos e produtos em empresas de Telecomunicações como Claro, Vivo, Embratel, GVT e Telefônica. Consultor de Marketing para instituições de ensino e Professor do MBA de Marketing e Vendas e cursos de pós graduação da faculdade Anhanguera Educacional.
Outras informações
Desde 19/12/2011
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