Ser Universitario
 

Educar e formar para um mundo novo

Professora de Química

Artigo escrito por Cristiana de Barcellos Passinato

Data 11/04/2011

Sou daquelas professoras que não se bastam em sala em somente colocar em quadro negro e explicar a matéria do dia, eu gosto de conhecer meu aluno, gosto de conversar, gosto de saber de suas reais necessidades.


E também sempre exibi em minha formação a tendência e o interesse pela educação inclusiva, à distância, gostaria muito de me especializar e estudar mais as ferramentas para auxílio e técnicas inclusivas, para os alunos com necessidades especiais.


Além de tudo, é prática minha desde que me entendo por gente a solidariedade. Pode não dar sempre para estar em projetos, pois os problemas surgem, a vida anda, temos que nos fortalecer até mesmo como pessoas para poder ajudar ao outro, mas sempre me engajei e gosto desse exemplo para o meu alunado.


Por isso, sugiro que mesmo que não se possa mobilizar em nada, pois o ambiente pode não ser propício e nem as possibilidades múltiplas para tais exercícios em sala de aula com seus alunos, conversem, indiquem orientem alguma prática social, para que busquem alguma atividade que lhes faça não só crescer pedagogicamente, mas como indivíduos críticos, sociais, para que venham tomar consciência do que realmente necessita a sociedade e o mundo ao seu redor.


Esse é o pensamento que inicia até mesmo um movimento que está muito em moda, o pensar, educar pra sustentabilidade, pois a educação ambiental começa pelo próprio indivíduo e vai até onde esse indivíduo possa transformar seu habitat ou ecossistema.


Podemos muito mais do que achamos, basta querer e para nossos filhos e alunos devemos, temos a missão de semear essa inquietação de mudar o mundo a partir de si mesmo.
 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
2 comentário(s) realizado(s) até o momento
Lourdes R. lira
Educar e formar para um m
11/04/2012
O seu artigo é um grande estímulo para outras jovens professoras como você realizarem um projeto dessa magnitude. Parabens!
Mudança ja
Educar é sair da probreza
25/05/2011
Governantes querem brasileiros burros!
Apenas para não terem possibilidade de exigir um Brasil melhor!


Cristiana de Barcellos Passinato

Cristiana de Barcellos Passinato - Professora de Química

Carioca, Professora Estadual SEEDUC-RJ, Especialista em Políticas Públicas e Projetos em Espaços Escolares, pela Faculdade de Educação da UFRJ e Mestranda em Ensino de Química UFRJ
Outras informações
Desde
44 artigo(s) escrito(s)
40613 acessos em artigos
Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato

Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato