Ser Universitario
 

Entender para atender o cliente

Relações Interpessoais e Empresariais

Artigo escrito por André Vinícius da Silva

Data 16/05/2010

Quais as necessidades do seu cliente? Você é capaz de compreender o que o cliente realmente quer? Atender o cliente é fácil, o difícil é entendê-lo. Digo isto porque grande parte dos profissionais que trabalham no atendimento não é capaz de interpretar a mensagem que o cliente deseja passar.

Talvez falte um pouco de percepção e atenção para com o cliente. As pessoas costumam confundir e interpretar de maneira errada as atitudes de determinados tipos de clientes. Quer um exemplo?

Muita gente acha ruim quando o cliente reclama de um produto ou serviço. Mas você já parou para pensar em qual é o verdadeiro motivo por trás de uma reclamação? Ou melhor, você já se deu conta que aquele cliente está lhe fazendo um favor?

O mesmo cliente que reclama e lhe dá a oportunidade de melhorar os processos de atendimento poderia ter ido embora sem nada falar. Então? O quê é melhor? Entender o cliente ou perde-lo?

Outro exemplo é quando o cliente solicita sempre o mesmo produto ou serviço que sua empresa não ofereça e por isso é interpretado como chato. Talvez ele esteja lhe dando uma dica sobre uma nova necessidade do mercado.

Então da próxima vez preste atenção aos sinais que o cliente transmite. Ler nas entrelinhas é o que transforma o seu atendimento para melhor!
 

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André Vinícius da Silva

André Vinícius da Silva - Relações Interpessoais e Empresariais

André Vinícius da Silva, Formado em Web e Programação pela UNISUL e Pós-Graduando no MBA de Gestão de RH pela FACINTER. Atuou em grandes franquias de cursos e treinamentos nas áreas acadêmica (instrutor, gerente acadêmico de rede) e comercial (gerência). Ministra treinamentos e presta consultoria para empresas nas áreas de relações interpessoais, vendas, marketing, atendimento, tecnologia, recursos humanos, carreira, motivação e webmarketing. Publica seus artigos em diversas mídias especializadas. Para maiores informações acesse o site www.andrevinicius.com
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Desde 24/06/2008
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