Ser Universitario
 

Marketing corpo a corpo: "Uma questão de sobrevivência"

Relações Interpessoais e Empresariais

Artigo escrito por André Vinícius da Silva

Data 31/08/2008

Sabemos que o marketing é fator essencial para qualquer empresa que deseja conhecer seu mercado consumidor e emplacar a venda de seus produtos e serviços. É algo como acender a luz para ter uma ampla visão do “alvo” e não sair por aí dando tiro no escuro.

Em um mercado em que os recursos são cada vez mais escassos, não é bom negócio desperdiçar dinheiro com campanhas e publicidade desnecessária. Mas por que isso acontece? Por que as empresas falham nas suas estratégias de marketing?

Talvez grande parte dos empreendedores tenha em mente que o mais importante é anunciar. Desde criança somos bombardeados com alguns jargões do tipo “A propaganda é a alma do negócio”. Ai que mora o perigo!

Levado pelo maus resultados e vítimas dos vendedores de anúncio, os empreendedores são bombardeados com frases do tipo “Se você não anunciar o seu concorrente vai se sobressair”. Depois de tanta pressão acabam por jogar fora algum dinheiro com a inserção de publicidade em vários veículos.

Depois da euforia inicial vem o baque. As vendas não acontecem. O resultado não é o esperado e o desespero toma conta. Onde está o erro? Se a propaganda é a alma do négocio, por que meus produtos e serviços continuam encalhados?

Quem pensa que esse problema atinge apenas as micro-empresas está enganado. Empresas de grande porte com departamentos monstruosos de marketing e uma extensa folha de pagamento investem milhares de reais em outdoors, publicidade na TV e rádio, websites interativos cheios de efeitos 3D e bonequinhos pulando na tela. Tudo muito maravilhoso, mas os resultados não acontecem por quê? Então eu pergunto: Você realmente conhece o mercado? Sua empresa tem acompanhado a evolução do mercado consumidor?

O que toda empresa precisa é de um “marketeiro” corpo a corpo. Mas o quê é isso? È aquele sujeito que acompanha seu produto, que conversa com os consumidores, que analisa o histórico de ligações ao SAC; este é homem de quem estamos falando!

Mas não é só isso. O marketeiro corpo a corpo conversa com a equipe, recolhe sugestões; atua no ponto de venda; visita seus clientes; ouve críticas; anota as principais dúvidas; vai pra rua com uma prancheta e faz a pesquisa de mercado. E assim ele consegue identificar necessidades, mercados e oportunidades.

Enquanto isso as empresas preferem gastar verdadeiras fortunas desenvolvendo pesquisas on-line e superficiais; algumas delas sem nenhum critério, sem emoção, sem olho no olho do cliente; Sem escutar com o “coração” o que o mercado realmente deseja!

Arregaçar as mangas ao invés de ficar sentado em uma cadeira jogando paciência e esperando um e-mail milagroso, ou talvez reclamando com a equipe que o mercado está ruim; Enquanto isso o tempo passa e a sua empresa afunda. E o seu concorrente? Ah, ele contratou um marketeiro “corpo a corpo” e vai bem, obrigado!
 

Comentários & opiniões
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1 comentário(s) realizado(s) até o momento
Denir Dal Pra
MARKETING CORPO A CORPO
17/02/2010
Parabéns ao Prof. André, pelo artigo.

Que dizer então de Empresas, cujo sócio/ gerente / não faz cursos, não participa de palestras, não lê um livro sequer sobre atendimento ao cliente.... aí cobra dos vendedores " metas e resultados "..... Essa empresa estará com os dias contados.....


André Vinícius da Silva

André Vinícius da Silva - Relações Interpessoais e Empresariais

André Vinícius da Silva, Formado em Web e Programação pela UNISUL e Pós-Graduando no MBA de Gestão de RH pela FACINTER. Atuou em grandes franquias de cursos e treinamentos nas áreas acadêmica (instrutor, gerente acadêmico de rede) e comercial (gerência). Ministra treinamentos e presta consultoria para empresas nas áreas de relações interpessoais, vendas, marketing, atendimento, tecnologia, recursos humanos, carreira, motivação e webmarketing. Publica seus artigos em diversas mídias especializadas. Para maiores informações acesse o site www.andrevinicius.com
Outras informações
Desde 24/06/2008
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