Ser Universitario
 

Muitos vendedores tremem na "hora H"

Relações Interpessoais e Empresariais

Artigo escrito por André Vinícius da Silva

Data 11/07/2010

Olá! Nosso assunto de hoje é sobre aquele friozinho na barriga que muitos vendedores sentem quando estão prestes a fechar um grande negócio que pode garantir uma boa comissão. Esse momento também é conhecido por muitos como hora H ou na linguagem de vendas: “PONTO F (ponto de fechamento).

Ao buscar informações para escrever este artigo me lembrei de um vendedor de treinamentos que veio até a empresa onde eu atuava e agendou um horário comigo. Ele apresentou o seu produto, falou maravilhas do treinamento e a empolgação dele era tão grande que perdoei até alguns deslizes na hora de vender a sua idéia.

Ao término da apresentação eu fiz uma pequena objeção quanto ao pagamento do treinamento e perguntei se o valor era a vista. O vendedor respondeu a minha objeção informando que eu poderia parcelar o treinamento em até 3x no boleto. Para mim estava perfeito as condições de pagamento e eu acenei com a cabeça pois acabara de concordar com o valor. Eu estava ávido por fechar aquele serviço.

Tudo parecia se encaminhar para um final feliz, porém o vendedor ficou tão emocionado que acabou esquecendo os finalmente e voltou às preliminares da venda. Não parava de falar, apresentou novamente o treinamento e ainda teve a audácia de perguntar: “O senhor quer fechar mesmo este treinamento?”.

Foi a gota d’água para que eu desistisse da idéia de adquirir aquele serviço. Se coloque no meu lugar. Eu, consumidor ávido para adquirir o serviço e o vendedor me joga um balde de água fria por não acreditar que poderia fechar o negócio. Este é apenas um pequeno exemplo, mas ilustra o que tem acontecido no mercado.

Todos os dias encontramos uma legião de vendedores despreparados e o que é pior, descrentes do produto/serviço que vendem. A falta de confiança em bons resultados é tão grande que acabam “tremendo” na hora do fechamento. Logo a hora do fechamento, o ápice de qualquer vendedor, o pódio do profissional de vendas.

Precisamos de profissionais mais agressivos, consultores natos, fechadores de pedido. Ah que saudade daquele profissional que te ajuda a decidir, que acredita no que faz e que vai confiante para uma apresentação de vendas e o mínimo que espera trazer é o pedido fechado! O nome disto é Atitude!
 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento


André Vinícius da Silva

André Vinícius da Silva - Relações Interpessoais e Empresariais

André Vinícius da Silva, Formado em Web e Programação pela UNISUL e Pós-Graduando no MBA de Gestão de RH pela FACINTER. Atuou em grandes franquias de cursos e treinamentos nas áreas acadêmica (instrutor, gerente acadêmico de rede) e comercial (gerência). Ministra treinamentos e presta consultoria para empresas nas áreas de relações interpessoais, vendas, marketing, atendimento, tecnologia, recursos humanos, carreira, motivação e webmarketing. Publica seus artigos em diversas mídias especializadas. Para maiores informações acesse o site www.andrevinicius.com
Outras informações
Desde 24/06/2008
30 artigo(s) escrito(s)
60539 acessos em artigos