Ser Universitario
 

Nossos jovens precisam de bons referenciais.

Professora de Química

Artigo escrito por Cristiana de Barcellos Passinato

Data 25/06/2011

Vejo nossa juventude com tanto tempo perdido que partem para pequenos delitos e violências, tanto no mundo real quanto no virtual.
O que vem a ser esse vandalismo virtual e irresponsabilidade com o social que esses hackers acabam fazendo?
Jovens que perdem tanto tempo para fazer coisas úteis com crimes de violação de dados com a desculpa de protestos.
Prostesto tem que ser feito dentro da lei, com ética, com noção de justiça, colocando argumentos ouvindo a outra parte e dialogando buscando um consenso entre antíteses buscando a razão com moderação. Muito ocorre que não se chega a uma parte certa, mas um meio termo para mediar as partes, e violência, acesso a informações sem autorização, e tudo mais não vem a ser nem de longe a medida mais correta para a resolução de problema algum.
Há casos isolados de manifestos desse tipo que geraram a ordem, mas na sua maioria só causam danos a todos os lados, é falta de consciência social mesmo.
O que me parece faltar é um conjunto de diálogo no ambiente familiar e debates na escola sobre o que é o bem comum e quais os danos que esses tipos de manifestações e ataques causam ao bem público e até prejudicando a um direito deles, na realidade, o ideal é o debate gerados nas 2 esferas - casa e escola - sobre o assunto desde as bases da Educação infantil, pois a criança entende as lições, basta que professores e autores de livros didáticos, paradidáticos e os mediadores dessa leitura e estudos façam com que a linguagem seja adequada e os conteúdos gerem a inquietação para se pensar em ser um indivíduo completo e mais bem formado.
É questão de hábito, bom hábito, por assim dizer.
 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
1 comentário(s) realizado(s) até o momento
Cleusa
Leitura, Linguagem.
26/06/2011
Bom dia, Cris!
Este texto nos faz reavaliarmos a linguagem na educação. Pois mesmo com uma boa educação, existe a possibilidade de leituras diferentes da vida.É muito bom ter Educadores não só preocupados, mas que coloquem em prática todo aprendizado.Gostaria de ter sua opinião em um texto:http://uni-ser.blogspot.com/Grata,Cleusa.


Cristiana de Barcellos Passinato

Cristiana de Barcellos Passinato - Professora de Química

Carioca, Professora Estadual SEEDUC-RJ, Especialista em Políticas Públicas e Projetos em Espaços Escolares, pela Faculdade de Educação da UFRJ e Mestranda em Ensino de Química UFRJ
Outras informações
Desde
44 artigo(s) escrito(s)
40670 acessos em artigos
Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato

Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato