Ser Universitario
 

O papel e a missão do professor no processo de aprendizagem

Professora de Química

Artigo escrito por Cristiana de Barcellos Passinato

Data 15/03/2011

Hoje, a Escola tem ampliado o papel do professor à medida que cresce a necessidade de orientação do educando em formação. Porém é necessário que se saiba de forma muito nítida que cada profissional do ensino em sala de aula - no caso o professor – não assume papéis e posturas trocadas invadindo os territórios ocupados por outras entidades em suas vidas, onde a unidade familiar deve atuar. Há uma linha divisória imaginária das funções do lar e da escola na educação global dessas crianças ou jovens. Não esquecendo assim, que a escola deve ser representada por cada mestre, permeando de forma harmônica as lições curriculares aos principais conceitos de cidadania, moral e ética.

Há uma parceria efetuada com a sociedade e com a família, através do pacto velado entre pais-direção-professores, pois se uma dessas células não andar de acordo com a outra o indivíduo pode não se orientar e sim se confundir. Há de se ter cuidados para que não haja conflitos e que esse aluno não venha a fracassar e, assim causar a evasão dos bancos escolares.

Por isso o professor pesquisador entra em ação. Sim, ao professor cabe a investigação do tipo de seu alunado. Aspectos sócio, econômicos, culturais, dentre outros são importantes e podem ser obtidos nos primeiros momentos através de uma ingênua conversa, um bom bate papo. Assim, os elementos coletados desses momentos de troca pessoal acabam atuando como o rastreador da forma como será abordado o conteúdo para aquelas classes.

Na prática de sua aula, o professor deve se esforçar para adaptar a sua linguagem e do material didático adotado e ainda contextualizar tais conceitos para que haja uma visão de que se aprende algo que será aplicável na sua vida. Essa dicotomia do tradicional questionamento do jovem ou criança de: “Para que estou estudando isso” deve então ser minimizado, para o sucesso de suas aulas.

O diálogo, problematizações e discussões são bastante producentes, apesar de parecerem requerer mais tempo. É a forma mais efetiva de aprendizado, pois o aluno só aprende o que entende, o que tem interesse. Muitas vezes é inquietando o seu aluno que a “fixação” da matéria ali abordada acontece, pois surge o interesse do aprendizado a partir dele próprio.

O professor só deve ser um bom orientador. As ferramentas e utilitários aumentaram de tal forma que a comunicação e o trânsito de informações é bastante grande. Cabe auxiliar no acesso e na abordagem para que as classes aproveitem do que lhes chega aos olhos naturalmente. Deve-se triar o conteúdo que encontram através de pesquisas, consultas e navegações à internet usando a informática em benefício do processo de aprendizado. O estímulo à interação nas redes sociais com outros profissionais desde que se saiba a procedência e formação é uma boa alternativa para ampliação da visão do aluno. Abre-se um leque de alternativas que se bem dirigido causa o estímulo do lado criativo incentivando o aprendizado.

Sugiro, aos colegas e alunos sempre manterem esse tipo de relação: dialética, como um dos pais da Educação do nosso país, o professor Paulo Freire tão bem já abordava em toda sua obra... A Educação é um processo dialético (que vem do diálogo, ou seja troca de conhecimentos do professor-aluno).
 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento


Cristiana de Barcellos Passinato

Cristiana de Barcellos Passinato - Professora de Química

Carioca, Professora Estadual SEEDUC-RJ, Especialista em Políticas Públicas e Projetos em Espaços Escolares, pela Faculdade de Educação da UFRJ e Mestranda em Ensino de Química UFRJ
Outras informações
Desde
44 artigo(s) escrito(s)
41114 acessos em artigos
Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato

Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato